quarta-feira, 2 de maio de 2012

DITADURA NUNCA MAIS!


Agora um artigo que acabo de preparar para a matéria de HISTÓRIA DA CULTURA E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA:


Tenho 52 anos então vivi grande parte de minha juventude sob o regime da ditadura no país. Hodiernamente, a impressão que tenho é que os mais jovens têm uma ideia muito distante do que realmente foram aqueles "anos de chumbo". Até porque, até hoje, muita coisa ainda está "nebulosa", não veio à tona da história, daí o movimento para que seja dada publicidade a todos os arquivos da época.

Penso ser muito profícuo o levantamente dessa questão para debate neste espaço, a fim de suscitar reflexões e entendimentos acerca daquele período cinzento da história deste país, até para sedimentar - mais ainda - no consciente popular os ideias democráticos, evitando-se assim, possíveis retrocessos.

Nossa democracia é muito adolescente ainda e faz-se mister que as pessoas estejam atentas, até mesmo em situações que podem parecer banais, mas que, para muita gente, pode ser estopim para reacender velhas práticas. Digo isso pois não é incomum encontrar pessoas que dizem, por exemplo, que na "época dos militares" não tinha toda essa corrupção que tem agora... Ora, muito cuidado deve se ter com esses comentários porque é só com o estudo, análise e reflexão proporcionados por cursos e âmbitos como este nosso que podemos realmente entender todo o liame histórico do regime ditatorial, seu contexto interno e internacional, bem como reflexos políticos e sócio econômicos. Nesse ponto quero trazer à discussão o fato de que o homem mediano, sem aprofundamento intelecto cognitivo - e nem sempre por culpa dele, mas, provavelmente do status quo - não consegue, por vezes vislumbrar o fato de que havia - E MUITA, COM CERTEZA! - corrupção e outras situações lamentáveis e insanas naquela época, todavia TUDO ERA RAPIDAMENTE ABAFADO!. Assim, para muitos, tinha-se a impressão de que tudo estava legal, tranquilo!, enquanto que, na verdade muita gente - da resistência ou não - era torturada ou morta nos calabouços do DOI CODI, por exemplo.

Nos dias atuais vemos, sim muita coisa errada. Com certeza ainda há muito a ser desvendado ainda hoje. Entretanto, cada vez mais a publicidade - princípío, aliás abraçado fortemente pela nossa Carta Cidadã! - grassa nos corredores dos Excecutivos e demasi poderes em todos os seus níveis. É uma rede cidadã que paulatinamente cresce expondo as agruras daqueles maus gestores e/ou detentores de cargos públicos.

Cabe, portanto, a cada um de nós, cidadãos estar muito vigilantes e fazer nossa parte - NO MÍNIMO - na hora do voto. De tal maneira que possamos extirpar da política brasileira safados e gente rasteira que - muitos de maneira contumaz - usurpam os bens materiais e imateriais, além da honra de nosso povo.

DITADURA NUNCA MAIS!!!

Obrigado por, pelo espaço, proporcionar uma pequena catarse de quem, à época foi às ruas e sentiu NA PELE a repressão, todavia muito aquém de muita GENTE boa QUE - como diz a canção -"...PARTIU NUM RABO DE FOGUETE...

Cláudio Macedo
Estudante de Direito Estácio UniRadial
Interlagos, SP

(PERMITIDA A REPRODUÇÃO LIVRE DESDE QUE CITADA A FONTE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário