terça-feira, 8 de maio de 2012

Guia online de acessibilidade cultural é lançado em São Paulo


Para ampliar o acesso e inclusão de pessoas com deficiência em espaços culturais na cidade de São Paulo, o Instituto Mara Gabrilli (IMG) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura promoveu nesta segunda-feira (07/05) o lançamento do primeiro guia online de Acessibilidade Cultural. A iniciativa tem patrocínio da Sabesp.

O guia já está disponível na internet (www.acessibilidadecultural.com.br) e lista 186 espaços culturais na cidade de São Paulo, entre teatros, museus, cinemas, centros culturais, casas de espetáculos e bibliotecas que atendem aos requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, de estatura física diferente da média e crianças. O site permite que os usuários façam comentários, dê sugestões e criticas.

Para a produção do guia, durante três meses equipes especializadas em acessibilidade foram a 315 espaços culturais na cidade de São Paulo e avaliaram as condições de acessibilidade do local. Deste, 186 foram selecionados, sendo: 61 bibliotecas, 3 casas de espetáculos, 37 centros culturais, 11 cinemas de rua, 44 museus e 30 teatros.Dentre os loais, está o Cine Sabesp que se tornou um espaço para a promoção da cultura em São Paulo.

Em seu discurso, a fundadora do IMG e deputada federal, Mara Gabrilli, destaca a importância do guia. “Ter um guia que disponibilize informações de espaços culturais com acessibilidade, aproxima as pessoas da cultura”, observa.

Preocupada em proporcionar o acesso cultural a todos, a Sabesp tem papel fundamental na elaboração do guia. “Se não fosse o patrocínio da Sabesp, nada disso seria possível”, afirma Mara Gabrilli.

Fonte: http://site.sabesp.com.br/site/imprensa/noticias-detalhe.aspx?secaoId=65&id=4009

Nenhum comentário:

Postar um comentário