quinta-feira, 17 de maio de 2012

METRÔ: NÃO PODE FICAR DISTRAÍDO ...


17/05/2012 07h04 - Atualizado em 17/05/2012 07h04
Ministério Público vai investigar colisão entre trens do Metrô de SP
Mais de 100 pessoas foram atendidas em hospitais após batida na Linha 3.
Segundo a companhia, falha em sistema de automação pode ser causa.
Do G1 SP



Comente agora

O Ministério Público de São Paulo informou que vai investigar o acidente envolvendo dois trens que deixou passageiros feridos na manhã desta quarta-feira (16) na Linha 3-Vermelha do Metrô. A colisão aconteceu nas proximidades da Estação Carrão. A Promotoria de Justiça do Consumidor deu um prazo de 15 dias para o Metrô explicar por escrito as causas da batida, e um promotor foi designado para acompanhar a investigação policial do caso.
Entre os feridos no acidente, 33 pessoas foram socorrridas pelos bombeiros e outras 16 atendidas pelo Samu. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que 103 pessoas passaram por atendimento em hospitais municipais. Segundo a pasta, nenhum caso foi grave e todas as pessoas já tiveram alta. A Secretaria de Estado da Saúde informou que foram atendidas três pessoas em hospitais estaduais.
saiba mais
Passageiros relatam pânico após colisão de trens do Metrô em SP
Colisão entre trens do Metrô de SP deixa mais de 30 feridos
VEJA FOTOS DO ACIDENTE
Em entrevista à TV Globo, o presidente do Metrô, Peter Walker, disse que a principal suspeita é de que tenha ocorrido uma falha no sistema de automação. A placa defeituosa foi retirada e será analisada pelo próprio fabricante, uma empresa francesa
O secretário-geral do Sindicato dos Metroviários, Paulo Pasin disse que o maquinista do trem que colidiu com outra composição do Metrô, nesta quarta-feira (16), freou para evitar uma batida maior. O condutor disse à polícia que o trem estava no automático. Quando viu outra composição na via, ele acionou o freio de emergência. Se houvesse uma distância, maior a colisão não teria acontecido.
O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, esteve no local do acidente e disse não ter certeza se o trem estava no modo manual ou automático. Ele lembrou que a velocidade máxima no trecho é de 80 km/h. “Ele [o maquinista] deve ter visto, tanto é que deve ter freado”, afirmou. O trem que colidiu trafegava em uma velocidade entre 9 e 12 km/h, de acordo com Jurandir.

Segundo o secretário, o maquinista trabalha na CPTM desde 2008. Começou como operador assistente e é efetivo desde janeiro de 2011. "Antes de achar o culpado, a gente quer saber por que aconteceu", disse Fernandes.

Modo automático
O diretor do sindicato disse que esteve com o operador nesta quarta e que ele frisou que o trem estava no modo automático. Segundo o secretário-geral, os trens só operam no manual se houver algum problema ou o metrô receber código zero, o equivalente a zero de velocidade ou parado. Os códigos são enviados automaticamente para o trem, e cada um significa a velocidade que a composição vai atingir naquele instante.

"O operador descreveu que estava no trem, no modo automático, com código 44 [44 km/h], quando começou a se aproximar de outro metrô. Ele imaginou que receberia código zero [parado] e que o trem iria parar, mas o trem acelerou de repente. Chegou um código maior", afirma Pasin. "Ele freou para não colidir com mais força no outro trem."

O secretário-geral ressalta que o operador esteve no Centro de Controle do Metrô para prestar esclarecimentos, procedimento comum em uma ocorrência como essa. "Ele saiu, depois foi acompanhar a realização do boletim de ocorrência", disse Pasin. O maquinista também passou em um hospital por ter ficado levemente ferido, segundo o sindicato.
Modo manual
Para entrar em modo manual, o operador precisa pedir autorização do Centro de Controle, diz Pasin. Ele ressalta que este modo não é o usual no Metrô e que a velocidade sempre é limitada no manual. Em operação no modo automático, a principal função do condutor é fiscalizar o funcionamento dos sistemas e agir em casos de emergência.
Os trens voltaram a circular em toda a Linha 3-Vermelha pouco antes das 14h30, segundo a assessoria do Metrô. Às 13h15, os trens envolvidos no incidente foram levados para o pátio do Metrô na Estação Penha, onde há uma oficina. O trecho passou por perícia e foi liberado para circulação.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/05/ministerio-publico-vai-investigar-colisao-entre-trens-do-metro-de-sp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário