sexta-feira, 4 de maio de 2012

STF decide a favor das cotas. A UFABC está no caminho certo.


Ontem, 26 de abril, foi um dia histórico para as Políticas Afirmativas no Brasil. Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a adoção da política de cotas para negros no ensino superior público é constitucional, em resposta a uma ação proposta pelo DEM contra o sistema adotado na Universidade de Brasília (UNB) em 2004.

A UFABC acolhe com satisfação a decisão do STF, que legitima a nossa política de cotas, pois aqui foram adotadas as cotas sociais e raciais desde o primeiro concurso vestibular, com o apoio decidido e decisivo do então Reitor Hermano Tavares.

Desde então, temos reforçado esta decisão e, hoje, cerca de 22% dos nossos alunos são negros, conforme pesquisa realizada pela PROPLADI. Para o ingresso dos estudantes em 2012 foram reservadas mais 340 vagas para aqueles que se autodeclararam negros e 6 para indígenas.

A experiência de 5 anos da UFABC afasta a tese de que as cotas, de alguma forma, despertem ressentimentos de cunho racial na sociedade. A experiência de 124 anos (desde 1888) do Brasil mostra que a inclusão racial não ocorre naturalmente, devendo portanto ser promovida no domínio das políticas públicas para que o país se torne justo, condição essencial para a sua legitimidade interna e externa.

Universidade Federal do ABC
27/04/2012

Fonte: http://www.ufabc.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário