terça-feira, 18 de março de 2014

QUESTÕES 22 A 26 DE 2012 DO CONCURSO PETROBRAS – TÉCNICO DE SEGURANÇA JÚNIOR

ATENÇÃO: CONTINUAÇÃO DO POST ANTERIOR :

Oi Concurseiro, vamos agora ao GABARITO e REFERÊNCIAS DE ESTUDOS das questões 22 e 23 (específicas) do concurso de 2012. Lembrando que se trata do cargo de Técnico de Segurança para o Concurso da PETROBRAS.

Você que está nos vendo pela primeira vez, se quiser se atualizar, veja os posts anteriores; é só rolar a tela e ir procurando o que lhe interessa. Este blog há anos
publica, DIARIAMENTE, então há bastante conteúdo e informações que você pode explorar.

Questão 22 da prova de 2012:
ALTERNATIVA CORRETA: “E”; Referência para estudos: http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D311909DC0131678641482340/nr_05.pdf


Questão 23:
ALTERNATIVA CORRETA: “C”; Referência para estudos:  

Para o próximo post daremos os gabaritos das questões 24, 25 e 26 de 2012:

...

Dessa maneira, o PLACAR DO TÓPICOS passa a ficar assim:

1º)  TÓPICO 2 (LIMITES DE TOLERÂNCIA- NR 15 – anexo 11): 2 questões;
2º)  TÓPICO 8 (CIPA – NR 5): 1 questão.

...

Para o próximo post daremos os gabaritos das questões 24, 25 e 26 de 2012:


24
Em uma indústria de pneumáticos, durante uma jornada de trabalho diária de 480 minutos, o técnico de segurança do trabalho realizou quatro avaliações ambientais de ruído. Na tabela, encontra-se a correlação entre tempo de exposição e níveis de ruídos encontrados.

Número de avaliações ambientais Tempo a que o trabalhador
ficou exposto a ruídos (minutos)
Níveis de ruídos
encontrados em dB(A)

(respectivamente)
1 120 85
2 180 88
3 60 94
4 120 91

Segundo a Norma NHO-01 da Fundacentro, a dose de ruído apurada foi de
(A) 1,50 (150 %)
(B) 2,00 (200 %)
(C) 2,50 (250 %)
(D) 3,00 (300 %)
(E) 3,50 (350 %)

ATENÇÃO  VIDE RE-RATIFICAÇÃO DESSA QUESTÃO NO POST: 
http://cedobitsnet.blogspot.com.br/2014/04/petrobras-tecnico-seguranca-questao-24.html


25
A Higiene Ocupacional cuida do ambiente de trabalho para prevenir doenças ou lesões nos trabalhadores, causadas pelo exercício de atividades em ambientes expostos a ruídos, substâncias químicas e bactérias, dentre outros. Entre as normas da Higiene Ocupacional está a que estabelece que o(s)

(A) trabalhador, exposto a ruído contínuo e intermitente superior a 100 dB(A), sem proteção auditiva, não corre
risco de perda de audição. (B) empregador deverá manter o registro de dados do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais por um período mínimo de 30 anos.
(C) profissionais habilitados a trabalhar nessa área sãoapenas os graduados em medicina.
(D) trabalhadores são obrigados a permanecer no canteiro de obras por, no mínimo, duas horas após a descompressão, cumprindo um período de observação médica.
(E) trabalhadores expostos às radiações da luz negra (ultravioleta na faixa de 400–320 nanômetros) estão
exercendo atividades consideradas insalubres.

26
Em uma panificadora, um operador de forno fica continuamente exposto, no período das 21 h às 22 h, ao calor do forno no qual ele trabalha. Um técnico de segurança do trabalho registrou as avaliações mostradas no quadro.

Temperatura em °C Medições encontradas (respectivamente)
Temperatura de bulbo úmido natural 22
Temperatura de bulbo seco 26
Temperatura de globo 32

Sabendo-se que a atividade nesse local de trabalho é
sem descanso, o valor do IBUTG, em °C, é de
(A) 24,4
(B) 25,0
(C) 27,8
(D) 29,0
(E) 30,2

...

ATÉ O PRÓXIMO PRÓXIMO POST !

BONS ESTUDOS!

“EDUCAÇÃO É TUDO E É DANDO-A QUE SE RECEBE: COMPARTILHE!”

(Permitida a reprodução desde que citada a fonte)



5 comentários:

  1. Boa Noite, tudo bem? Primeiramente parabéns pelo blog, e pelas conquistas profissionais. Eu estou com uma grande dúvida na questão 24 da Petrobras. Será que voce poderia me dar uma ajuda?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Caro Concurseiro, grato pela visita e comentários. No que poderia ajudar?
    "Cedo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para essa questão eu usei a fórmula c1/t1 + c2/t2... + cn/tn. Substitui cada dosagem pelo número, 480, 240, 120 e 60, e cn eu usei 85/480. Eu nao consegui desenvolver bem essa questão, e se possível, gostaria q o Sr me desse uma ajuda me mostrando onde foi o meu erro. Obrigado pela resposta e pela atenção.

      Excluir
  3. Para essa questão eu usei a fórmula c1/t1 + c2/t2... + cn/tn. Substitui cada dosagem pelo número, 480, 240, 120 e 60, e cn eu usei 85/480. Eu nao consegui desenvolver bem essa questão, e se possível, gostaria q o Sr me desse uma ajuda me mostrando onde foi o meu erro. Obrigado pela resposta e pela atenção

    ResponderExcluir
  4. Olá!, fiz um novo post para esclarecer: https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6207908370030987103#editor/target=post;postID=4882946340638800226;onPublishedMenu=posts;onClosedMenu=posts;postNum=9;src=postname . Se continuar dúvidas me retorne no email|: cedobitsnet@gmail.com . Ao dispor. Cedo

    ResponderExcluir