domingo, 23 de março de 2014

SABESP - APRENDIZ: INTENSIVÃO – PORTUGUÊS PARTE 2/6


QUESTÕES DO CONCURSO DE 2013 DA FCC. DURANTE ESTA SEMANA ESTAMOS PUBLICANDO 10 EXERCÍCIOS POR POST, SEMPRE COM O GABARITO NO SEGUINTE.
HOJE, TEMOS A PARTE FINAL DA PROVA DE PORTUGUÊS COM AS ÚLTIMAS 10 QUESTÕES.

 LÍNGUA PORTUGUESA

Atenção: As questões de números 11 a 14 referem-se ao texto abaixo.

“A propósito do cinquentenário da morte de Machado de Assis surgiu ou ressurgiu a proposta de erigir no Rio de Janeiro um
monumento ao maior escritor brasileiro. Não é má essa ideia. Mas, em geral, a utilidade das estátuas em praça pública é reduzida.
Poucos transeuntes lhes prestam atenção. Tanto mais se ocupa com os monumentos a chuva, que gosta de comer o nariz dos
grandes homens de pedra.
Melhor do que em pedra sobrevivem os grandes escritores através das sucessivas interpretações que sempre lhes mantêm
viva a obra. Para os brasileiros, Machado é aquilo que é Dante para os italianos, Cervantes para os espanhóis, Shakespeare para os
ingleses, Goethe para os alemães: um assunto inesgotável.”

(Adaptado de Otto Maria Carpeaux. Ensaios reunidos 1942-1978. Rio de Janeiro: UniverCidade e TopBooks, 1999, v.I. p. 884 e 885)


11. No texto, o autor sugere que
(A) Machado de Assis deveria ser homenageado com o nome de uma via pública e não por meio de algo perecível como uma
estátua.
(B) o repetido esforço de interpretação de uma obra é mais benéfico para sua memória do que um monumento erguido em
homenagem a seu autor.
(C) lugares que apresentam excesso de umidade não deveriam receber estátuas, pois ao serem corroídas pela chuva ficam
irreconhecíveis para os passantes.
(D) o projeto de se homenagear Machado de Assis por meio de uma estátua em praça pública jamais seria concretizado, por
problemas de verba.
(E) Machado de Assis, apesar de ser o maior escritor brasileiro, não atinge o reconhecimento de escritores internacionais
como Goethe, Dante e Cervantes.

12. ... surgiu ou ressurgiu a proposta de erigir no Rio de Janeiro um monumento ao maior escritor brasileiro.
Mantendo-se o sentido original, o termo grifado acima pode ser substituído por
(A) atribuir.
(B) homenagear.
(C) conceder.
(D) levantar.
(E) inaugurar.

13. ... que gosta de comer o nariz dos grandes homens de pedra.
Os elementos grifados acima
(A) estão empregados em sentido figurado.
(B) causam uma ambiguidade na frase.
(C) enfatizam o caráter duradouro dos monumentos.
(D) comprovam que estátuas são admiráveis.
(E) estão empregados de modo inadequado.

14. Para os brasileiros, Machado é aquilo que é Dante para os italianos, Cervantes para os espanhóis, Shakespeare para os
ingleses, Goethe para os alemães: um assunto inesgotável.
Na frase acima, os dois-pontos introduzem uma
(A) ressalva.
(B) hesitação.
(C) explicação.
(D) divagação.
(E) citação.

Atenção: As questões de números 15 a 17 referem-se ao texto abaixo.

“O último poema
Assim eu quereria o meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.”

(Manuel Bandeira. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. p. 145)


15. O poeta deseja que seu último poema tenha, entre outras características,
(A) erudição e simplicidade.
(B) sentimentalismo e engajamento.
(C) veemência e erudição.
(D) simplicidade e entusiasmo.
(E) veemência e engajamento.
16. Assim eu quereria o meu último poema

No verso acima, manifesta-se
(A) um arrependimento a respeito de ação realizada no passado.
(B) uma ação passada, anterior a outra, também passada.
(C) a grande probabilidade de um fato vir a ocorrer.
(D) um fato que ocorre simultaneamente ao momento da fala.
(E) um desejo que pode vir a não se concretizar.

17. Assim eu quereria o meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Reescrevendo-se os versos acima em prosa, a frase em que eles se articulam com correção e lógica é:
(A) Assim, eu quereria: o meu último poema que fosse, terno, dizendo, as coisas mais simples: e menos intencionais.
(B) Assim, eu quereria o meu último poema, que fosse terno, dizendo, as coisas mais simples (e menos intencionais).
(C) Assim eu quereria, o meu último poema: que fosse terno, dizendo as coisas mais simples, e menos intencionais.
(D) Assim, eu quereria (o meu último poema); que fosse, terno, dizendo as coisas mais simples e, menos, intencionais.
(E) Assim eu quereria o meu último poema: que fosse terno, dizendo as coisas mais simples e menos intencionais.

18. Certos poemas de Manuel Bandeira versam sobre a vida de pessoas ...... precária condição econômica é determinante para a
vida que levam.
Preenche corretamente a lacuna da frase acima:
(A) que a
(B) onde
(C) cuja
(D) a qual a
(E) nas quais a

19. A oposição entre uma natureza apaixonada que aspirava ...... plenitude e o exílio em que a doença o obrigará ...... viver marcará
profundamente ...... sensibilidade de Manuel Bandeira.
(Comentário adaptado da Introdução de Gilda e Antonio Candido. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1966)
Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:
(A) a - à - à
(B) à - a - a
(C) à - à - a
(D) a - à - a
(E) a - a - à

20. A poesia de Bandeira tem início no momento em que sua vida se quebra pela manifestação da tuberculose. O rapaz que até
então ...... versos por divertimento ...... a fazê-los por necessidade, em resposta à circunstância terrível e inevitável.
(Adaptado de Davi Arrigucci Jr. Humildade, paixão e morte. São Paulo: Cia das Letras, 1990. p. 132)
Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:
(A) faria - começara
(B) fizera - começara
(C) fez - começam
(D) fazia - começa
(E) faça - começou

...

GABARITO DO POST ANTERIOR (PORTUGUÊS, QUESTÕES DE 1 A10):
001 - A
002 - C
003 - D
004 - B
005 - E
006 - C
007 - E
008 - E
009 - A
010 – B

...
ATÉ O PRÓXIMO, QUANDO TRAREMOS O GABARITO DAS QUESTÕES DE HOJE (11 A 20 DO PORTUGUÊS). ATÉ LÁ E ...

- BONS ESTUDOS!

“EDUCAÇÃO É TUDO E É DANDO-A QUE SE RECEBE: COMPARTILHE!”

(Permitida a reprodução desde que citada a fonte)


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