terça-feira, 27 de maio de 2014

AUXILIAR DE PROMOTORIA: VUNESP ABRE FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS - COOOORRRAAAA!!!

recursos-auxiliar-de-promotoria
Caro concurseiro, complementando o post de ontem (PROVAS e GABARITOS), postamos, abaixo, o link oficial para RECURSOS quanto às provas:

http://recursos.vunesp.com.br/default.aspx?sigla=MPSP1401

Aproveitamos para republicar também os links das provas:

http://www.vunesp.com.br/MPSP1401/MPSP1401_305_016049.pdf

E dos gabaritos OFICIAIS, em todas suas versões:

http://www.vunesp.com.br/MPSP1401/MPSP1401_306_016065.pdf

Também repetimos orientações importantes, inclusive sobre os RECURSOS:

13.1. O prazo para interposição de recurso será de 2 (dois) dias úteis, contados da data da divulgação ou do fato que lhe deu origem. 
13.2. Para recorrer, o candidato deverá utilizar o endereço eletrônico www.vunesp.com.br, na página do Concurso Público, seguindo as instruções ali contidas. 
13.3. O resultado da análise do recurso contra o resultado da solicitação de isenção/redução de taxa de inscrição será divulgado oficialmente, na data prevista de 08 de abril de 2014, exclusivamente, no site da Fundação VUNESP. 
13.3.1. No caso de deferimento e/ou indeferimento do recurso interposto dentro das especificações, previstas neste subitem, o candidato deverá proceder conforme descrito no Capítulo 3. Das Inscrições. 
13.4. Admitir-se-á um único recurso para cada questão da prova, desde que devidamente fundamentado. 
13.5. O gabarito divulgado poderá ser alterado em função da análise dos recursos interpostos e, caso haja anulação ou alteração do gabarito, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo. 
13.6. A pontuação relativa à(s) questão(ões) anulada(s) será atribuída a todos os candidatos presentes na prova. 
13.6.1. No caso de provimento do recurso interposto dentro das especificações, esse poderá, eventualmente, alterar a nota/classificação inicial obtida pelo candidato para uma nota/classificação superior ou inferior, ou ainda poderá ocorrer a desclassificação do candidato que não obtiver a nota mínima exigida para habilitação. 
13.6.2. A decisão do deferimento ou indeferimento dos recursos será publicada no Diário Oficial do Estado e disponibilizada no site www.vunesp.com.br,exceção do resultado da solicitação de isenção/redução da taxa de inscrição, que será apenas divulgado no site da Fundação VUNESP. 
13.7. O recurso interposto fora da forma e dos prazos estipulados neste Edital não será conhecido, bem como não será conhecido aquele que não apresentar fundamentação e embasamento, ou aquele que não atender às instruções constantes do “link” Recursos na página específica do Concurso Público. 
13.8. Somente serão considerados os recursos interpostos para a fase a que se referem e no prazo estipulado, não sendo aceitos, portanto, recursos interpostos em prazo destinado a evento diverso daquele em andamento. 
13.9. A interposição de recurso não obsta o regular andamento do cronograma do Concurso Público.
13.10. Não será aceito recurso por e-mail, correio, fax ou similares.
13.11. A banca examinadora constitui última instância para os recursos, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais. 
13.12. Não será aceito pedido de revisão de recurso e/ou recurso de recurso. 
13.13. Não haverá, em hipótese alguma, vistas de prova. 


- Relembre, abaixo, os critérios editalícios, para a correção da prova:

9.1. A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. 
9.2. A obtenção do resultado será efetuada por processamento eletrônico que: 
a) contará o total de acertos de cada candidato na prova; 
b) transformará o total de acertos de cada candidato em nota padronizada, com a seguinte fórmula: 

PO = Na x 100 / Tq 

Onde: 

PO = Nota da prova 
Na = Número de acertos na prova 
Tq = Total de questões da prova 
9.3. A prova objetiva tem por finalidade selecionar os candidatos que serão considerados habilitados de acordo com a pontuação obtida. 
9.4. Será considerado habilitado na prova objetiva o candidato que obtiver a pontuação igual  ou superior a 50 (cinquenta) pontos. 
10.1. A pontuação final será a nota obtida na prova objetiva. 

- E, continuando, como são aplicados os critérios de desempate:

11.1. Na hipótese de igualdade da pontuação final e como critério de desempate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que: 
a) tiver idade igual ou superior a 60 anos, conforme estabelece a Lei nº 10.741/03 (Lei do Idoso), sendo considerada, para esse fim, a data limite para correção de dados cadastrais (data da aplicação da prova objetiva); 
b) que comprovar ter exercido efetivamente a função de jurado no período entre a data da publicação da Lei no 11.689/08 e a data de término das inscrições; 
c) que obtiver maior número de acertos na disciplina de Língua Portuguesa; 
d) que obtiver maior número de acertos na disciplina de Conhecimentos Gerais; 
e) que obtiver maior número de acertos na disciplina de Matemática; 
f) com maior idade entre os candidatos com idade inferior a 60 (sessenta) anos. 
11.2. Persistindo, ainda, o empate, poderá haver sorteio na presença dos candidatos envolvidos. 
11.3. Os candidatos classificados serão enumerados em duas listas, sendo uma geral, todos os candidatos aprovados, e outra especial, candidatos com deficiência aprovados, que serão publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo - DOE. 

- Então a CLASSIFICAÇÃO FINAL será da seguinte forma:

14.1. Os candidatos habilitados serão classificados por ordem descrente da pontuação final.
14.2. Serão publicadas as seguintes listagens de candidatos habilitados no Concurso Público em ordem classificatória: 
a) de todos os candidatos, inclusive os com deficiência; 
b) somente dos candidatos com deficiência, quando houver

Caro concurseiro fique ATENTO e nos acompanhe para manter-se informado.

COM RELAÇÃO AO PRAZO PARA A LISTA FINAL DE CLASSIFICAÇÃO:

A Vunesp não costuma dar prazo e, muitas vezes pode demorar bastantes, principalmente nos concursos envolvendo órgãos jurídicos como o TJ e, no nosso caso, o MINISTÉRIO PÚBLICO.

Para se ter uma ideia, no caso do MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, a prova foi realizada em AGOSTO DE 2013 e, a HOMOLOGAÇÃO só veio a ocorrer, agora, em MARÇO DE 2014!

Portanto, há de se ter muita paciência...mas...

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segunda-feira, 26 de maio de 2014

PUBLICADOS GABARITOS E PROVAS PARA O CONCURSO EM ABERTO PARA AUXILIAR DE PROMOTORIA DO PMSP

gabarito-auxiliar-promotoria-mpsp
A Vunesp ACABA DE LIBERAR, em seu portal, os gabaritos das provas aplicadas ontem, dia 25/5/2014, para o cargo de auxiliar de promotoria para o Ministério Público do Estado de São Paulo.

(atualização em 13/1/16 para o link de nova apostila: http://goo.gl/0S1tWi )

- Você poderá consultar seus acertos no link abaixo:


- Relembre, abaixo, os critérios editalícios, para a correção da prova:

9.1. A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos. 
9.2. A obtenção do resultado será efetuada por processamento eletrônico que: 
a) contará o total de acertos de cada candidato na prova; 
b) transformará o total de acertos de cada candidato em nota padronizada, com a seguinte fórmula: 

PO = Na x 100 / Tq 

Onde: 

PO = Nota da prova 
Na = Número de acertos na prova 
Tq = Total de questões da prova 
9.3. A prova objetiva tem por finalidade selecionar os candidatos que serão considerados habilitados de acordo com a pontuação obtida. 
9.4. Será considerado habilitado na prova objetiva o candidato que obtiver a pontuação igual  ou superior a 50 (cinquenta) pontos. 
10.1. A pontuação final será a nota obtida na prova objetiva. 

- E, continuando, como são aplicados os critérios de desempate:

11.1. Na hipótese de igualdade da pontuação final e como critério de desempate, terá preferência, sucessivamente, o candidato que: 
a) tiver idade igual ou superior a 60 anos, conforme estabelece a Lei nº 10.741/03 (Lei do Idoso), sendo considerada, para esse fim, a data limite para correção de dados cadastrais (data da aplicação da prova objetiva); 
b) que comprovar ter exercido efetivamente a função de jurado no período entre a data da publicação da Lei no 11.689/08 e a data de término das inscrições; 
c) que obtiver maior número de acertos na disciplina de Língua Portuguesa; 
d) que obtiver maior número de acertos na disciplina de Conhecimentos Gerais; 
e) que obtiver maior número de acertos na disciplina de Matemática; 
f) com maior idade entre os candidatos com idade inferior a 60 (sessenta) anos. 
11.2. Persistindo, ainda, o empate, poderá haver sorteio na presença dos candidatos envolvidos. 
11.3. Os candidatos classificados serão enumerados em duas listas, sendo uma geral, todos os candidatos aprovados, e outra especial, candidatos com deficiência aprovados, que serão publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo - DOE. 

- Então a CLASSIFICAÇÃO FINAL será da seguinte forma:

14.1. Os candidatos habilitados serão classificados por ordem descrente da pontuação final.
14.2. Serão publicadas as seguintes listagens de candidatos habilitados no Concurso Público em ordem classificatória: 
a) de todos os candidatos, inclusive os com deficiência; 
b) somente dos candidatos com deficiência, quando houver

Caro concurseiro fique ATENTO e nos acompanhe para manter-se informado.

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CONCURSO EM ABERTO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL: SAIU COMUNICADO OFICIAL

A Funcab, organizadora do concurso de nível médio, para agente administrativo do DPRF, acaba de colocar no ar, em seu sítio, comunicado oficial sobre a aplicação das provas de ontem, 25/5/2014.
Adicionar legenda

Pelo teor da mensagem é bem possível que ocorra atrasos nas próximas divulgações (etapas) do certame, como a divulgação dos gabaritos.

Estaremos atentos e acompanhando!

Veja, abaixo a transcrição da íntegra do comunicado:

A FUNCAB informa que a aplicação das provas do Concurso Público da Polícia Rodoviária Federal em todo o território nacional foi realizada com sucesso, e que o concurso transcorre normalmente. Uma situação pontual ocorreu na cidade de Campo Grande, porém, não houve, em momento algum, quebra da lisura e nenhum vício que coloque o certame em risco.

Informamos, ainda, aos candidatos presentes no bloco E do colégio Dom Bosco, na cidade de Campo Grande, que o atraso no início das provas e as consequências geradas em função desse atraso, estão sendo analisados e, o mais breve possível, a FUNCAB irá deliberar, em conjunto com os órgãos e as comissões competentes, e divulgará amplamente seu posicionamento à sociedade. 

Você também pode acessar esse documento em: http://ww5.funcab.org/inicial.asp?id=257

BOA SORTE!

URGENTE: CONCURSO DE BOA VISTA / RR TEM REABERTURA DE INSCRIÇÕES

Veja a íntegra do comunicado, publicada agora pouco no portal da FUNCAB:

ATENÇÃO!

Em atendimento ao Mandado de Citação N° 276/2014 do Tribunal de Contas do Estado de Roraima, informamos que será aberto novo período de inscrições para os cargos: M01 Técnico Municipal – espec. Assistente de Alunos, M02 Técnico Municipal – espec. Cuidador, S01 Professor da Educação Básica Classe II Nível 1 – espec. Professor Arte Educador e S02 Professor da Educação Básica Classe II nível I – espec. Professor de Educação Física. Informaremos nova data para disponibilização do Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP), as demais datas do Cronograma Previsto – ANEXO II e alteração no quantitativo de vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD) dos referidos cargos, por meio de Edital de retificação do CONCURSO PÚBLICO 001/2014-SMAG DE 31 DE MARÇO DE 2014-SMAG, a ser publicado no Diário Oficial do Município de Boa Vista e, posteriormente, neste site. Aos candidatos inscritos no cargo M03 Guarda Civil Municipal – espec. Guarda Civil Municipal 3ª Classe, solicitamos que observem o Cronograma Previsto - Anexo II, contido na Retificação a ser publicada, comum a todos os cargos. Cordialmente,
Coordenação de Concursos FUNCAB
26/05/2014, 10h18min 

Roraima

- Mais detalhes em:

PORTAL FUNCAB / PÁGINA BOA VISTA

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domingo, 25 de maio de 2014

TRF DO RIO GRANDE DO SUL TEM CONCURSO ABERTO PARA VÁRIOS CARGOS

Tratam-se de vagas para nível médio e superior, com vencimentos que podem ultrapassar os 8mil reais.

As inscrições já estão ocorrendo e irão até o dia 13/6/2014.

Podem ser feitas pelo sítio da organizadora nesse link:

PORTAL FCC: INSCRIÇÕES TRF4
concurso aberto trf4

Demais informações completas e oficiais podem ser acessadas no endereço:

EDITAL COMPLETO TRF4

BONS ESTUDOS E BOA SORTE!

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sábado, 24 de maio de 2014

ENEM 2014 TEM NOVO RECORDE DE INSCRITOS: + de 9,5 MILHÕES !

Caro Estudante do ENEM,

Acaba de ser divulgado pela mídia em geral, via Ministério da Educação, um novo RECORDE de candidatos inscritos no ENEM 2014:

9.519.827

Veja a transcrição na íntegra da notícia do G1:

O ministro da Educação, Henrique Paim, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Chico Soares, anunciaram neste sábado (24), em Brasília, que 9.519.827 pessoas se inscreveram para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014.
De acordo com os dados divulgados, houve um aumento de 21,8% no número de inscritos em relação à edição de 2013, quando 7.834.017 se inscreveram. Em 2012, foram 6.495.446 inscritos e em 2011 haviam sido 6.221.697.
O prazo para inscrições terminou às 23h59 de sexta (23). Segundo o Inep, somente no último dia, foram 1,9 milhão de inscrições.
Os candidatos que não têm isenção na taxa de inscrição, no valor de R$ 35, podem pagar o boleto no banco até a próxima quarta (28). Ficam isentos da cobrança todos os alunos de escola pública ou que comprovarem renda familiar mensal inferior a R$ 1.086.
Só depois do fim do prazo para o pagamento da taxa é que o Inep deve divulgar o número final de pessoas inscritas e aptas a fazer a prova, que este ano será realizada nos dias 8 e 9 de novembro.
Em 2013, 7,8 milhões de alunos fizeram a inscrição, mas, como muitos não pagaram a taxa, no final 7,1 milhões de candidatos puderam prestar o exame. Nos dias do Enem, compareceram efetivamente mais de 5 milhões de 
O ministro Henrique Paim informou que, em média, 60% dos inscritos são isentos do pagamento, mas que os demais devem efetuar o pagamento até, no máximo, dia 28 de maio. "O pagamento tem que ser efetuado no dia 28. Não pode ser agendado, pela internet, para o dia 30, por exemplo", frisou. Segundo ele, quem não efetuar o pagamento terá a inscrição cancelada.
Perguntado sobre se a greve de vigilantes no Rio, que afeta o funcionamento das agências bancárias, poderá prejudicar os inscritos, o ministro disse que é preciso recorrer a alternativas, como pagamento pela internet ou caixa eletrônico. No entanto, Paim informou que vai conversar com autoridades do estado para saber o que pode ser feito para não haver prejuízo aos inscritos para o exame.
Aumento no número de inscritos
O ministro da Educação comemorou o aumento no número de inscritos e afirmou que os dados mostram que o brasileiro acredita "cada vez mais que pode mudar sua vida por meio da educação".
"É importante destacar esse aumento de 21% porque todo ano achamos que chegamos a um patamar que não tem mais possibilidade de crescer. Tivemos a confirmação da expectativa no país em torno da questão educacional. O imaginário do estudante vem mudando. As pessoas estão acreditando cada vez mais que podem mudar sua vida por meio da educação", disse a jornalistas.
O exame deverá ser usado pelas 115 universidades e institutos federais para acesso a cursos de graduação. Os candidatos podem tirar dúvidas sobre a inscrição em um passo a passo no site enem.inep.gov.br.
Henrique Paim disse que, a partir deste exame, algumas universidades, como a Universidade Federal de Goiás, ampliaram as vagas por meio do sistema de seleção unificado. Conforme o ministro, termina em agosto o prazo para novas instituições se cadastrarem.
Realização das provas
Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 13h às 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nessa data, o tempo do exame será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília).
Segundo o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual) em 1.699 municípios do país. Este ano, 785 mil funcionários vão ajudar na realização do Enem, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de exame.
Detectores de metal
No dia 8 de maio, o MEC anunciou que nesta edição serão aperfeiçoados os procedimentos de segurança contra fraude na aplicação do exame. Os fiscais poderão, inclusive, usar detectores de metais portáteis para comprovar que candidatos não estão usando equipamentos eletrônicos durante a realização do Enem.
O detector poderá ser utilizado em qualquer estudante inscrito, a não ser que a pessoa apresente uma justificativa para que não possa passar por esse tipo de monitoramento. O aparelho também poderá comprovar o uso indevido de celulares para postar fotos do exame nas redes sociais – infração que acabou eliminando dezenas de jovens nas últimas duas edições.

Segundo o MEC, este ano o edital foi traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e o site do Enem terá uma versão do edital incorporada a um sistema de computação acessível a cegos, chamado Dosvox.
Sabatistas
Nesta edição, os alunos sabatistas (que guardam o sábado por motivos religiosos) poderão fazer a prova de 8 de novembro às 19h (horário de Brasília) desse dia, exceto nos estados do Acre, Amazonas, de Roraima e Rondônia. Nesses quatro estados, os candidatos sabatistas poderão realizar o primeiro dia de provas às 19h de sua hora local, em função do horário de verão.
Correção da redação
Segundo o ministério, os atuais filtros de correção da redação do Enem serão mantidos e ampliados. De acordo com ele, o MEC tem investido no aprimoramento dos itens de correção e na capacitação dos corretores. O presidente do Inep, Francisco Soares, também disse a jornalistas que cada prova será avaliada por dois corretores.
Combatendo a abstenção
Segundo informou o MEC, os candidatos que não compareceram às provas do ano passado e se inscreverem novamente em 2014 receberão uma mensagem do governo alertando sobre o problema de faltar ao Enem mais uma vez.
De acordo com os dados levantados pelo governo, a maioria dos ausentes no exame são pessoas que não precisam pagar a taxa de inscrição – como treineiros, que ainda não terminaram o ensino médio, e adultos que já acabaram o terceiro ano e trabalham.
Em 2013, o governo estima que cerca de 30% dos candidatos inscritos no Enem não chegaram a fazer os dois dias de prova. O prejuízo com os ausentes, no ano passado, foi de R$ 58 milhões, calcula o MEC.
http://g1.globo.com/educacao/enem/2014/noticia/2014/05/inscritos-para-o-enem-2014-somam-mais-de-95-milhoes-anuncia-governo.html







sexta-feira, 23 de maio de 2014

IMPERDÍVEL! - ENEM: SIMULE COM QUESTÕES DE 2009 ATÉ O ANO PASSADO


Caro Estudante do ENEM,
Enem 2014

Uma boa dica de estudos está disponível no sítío da EBC, do Governo Federal, onde é possível praticar a resolução de questões com base em várias provas anteriores.

O acesso é totalmente gratuito!

Eu consegui, inclusive, acessar o link abaixo, via Facebook, na maior facilidade...SUAVE TODA VIDA!


BONS ESTUDOS...

Ah! será que chegará aos 9 milhões, hoje???

Olha só a primeira questão, aleatória, que me apareceu:

Ano: 2011 / Linguagens, códigos e suas tecnologias

Questão 1

MANDIOCA — mais um presente da Amazônia
Aipim, castelinha, macaxeira, maniva, maniveira. As designações da Manihot utilissima podem variar de re-gião, no Brasil, mas uma delas deve ser levada em conta em todo o território nacional: pão-de-pobre — e por motivos óbvios.
Rica em fécula, a mandioca — uma planta rústica e nativa da Amazônia disseminada no mundo inteiro, espe-cialmente pelos colonizadores portugueses — é a base de sustento de muitos brasileiros e o único alimento dis-ponível para mais de 600 milhões de pessoas em vários pontos do planeta, e em particular em algumas regiões da África.
O melhor do Globo Rural. Fev. 2005 (fragmento).
De acordo com o texto, há no Brasil uma variedade de nomes para a Manihot utilissima, nome científico da mandioca. Esse fenômeno revela que
A) a planta é nomeada conforme as particularidades que apresenta.
B) os nomes designam espécies diferentes da planta, conforme a região.
C) existem variedades regionais para nomear uma mesma espécie de planta.
D) “pão-de-pobre” é designação específica para a planta da região amazônica.
E) mandioca é nome específico para a espécie existente na região amazônica.
 Pular

T+

POLÍCIA MILITAR DE SÃO PAULO: CONCURSO COM 2 MIL VAGAS

Estão abertas, via organizadora Vunesp, as inscrições para soltado da PM de SP.

As inscrições vão até o próximo dia 6/6/2014, no link:

http://www.vunesp.com.br/PMES1305/ficha.html

Todas informações completas e oficiais estão no Edital, em:

http://www.vunesp.com.br/PMES1305/PMES1305_306_015067.pdf

BONS ESTUDOS!


CAIXA: SAÍRAM OS RESULTADOS DOS RECURSOS

COOOORRRRAAAA!!! - ENEM: INSCRIÇÕES SÓ ATÉ HOJE, MEIA NOITE!!

REPETECO DE NOSSO ÚLTIMO POST PARA ATENDER AOS RETARDATÁRIOS:

BONS ESTUDOS E BOA SORTE!!!


O Exame Nacional do Ensino Médio, versão 2014/2015 já está com suas inscrições liberadas no portal oficial do INEP, órgão ligado ao Ministério da Educação.
Google image

A previsão, para este ano é de que mais de oito milhões de estudantes se inscrevam. Portanto, é bom não deixar para a última hora, quando, a exemplo das primeira horas de ontem, quando o link foi colocado no ar, houve oscilações na estabilidade do sítio do governo, em vista da grande quantidade de acessos. O que não deveria ter ocorrido (de novo!), em vista do alarde do atual responsável pela pasta da educação brasileira, de que, uma das novidades para essa versão seria a maior acessibilidade ao sistema. Estima-se que, nesse momento, já mais de meio milhão de candidatos se cadastraram.

O ENEM vem adquirindo, ao longos dos últimos anos, importância cada vez maior para estudantes. Desde aqueles que ainda estão nos últimos ou penúltimos anos do Ensino Médio, até aqueles com maior idade que desejam voltar a estudar em nível superior, ou mesmo outros que ainda não haviam tido oportunidade para isso. Inclusive, o exame, hoje, serve para certificar a finalização do antigo 2º grau. Também quem faz o EJA tem ótima oportunidade de vencer essa etapa educacional de sua vida.

Porta de entrada dos programas federais de acesso ao ensino superior SISU e ProUni, o ENEM também é considerado, parcial ou totalmente, nos ingressos de outras instituições de nível superior, tanto privadas como estaduais e municipais. Até mesmo, hoje, são aceitas notas do ENEM para ingresso em universidade de além-mar, em Portugal.

As provas de 2014 estão previstas para os dias 8 e 9 de novembro do mesmo ano, sábado e domingo, respectivamente.

Bom, vestibulando concurseiro, prepare-se para investir um bom tempo digitando, separe seus principais documentos e acesse o link para realizar sua inscrição (aberta até o próximo dia 23 de mairo), que é o seguinte:


Se você tem alguma dúvida e/ou deseja mais detalhes completos sobre esse processo, pode acesar os seguntes links oficiais:



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“EDUCAÇÃO É TUDO E É DANDO-A QUE SE RECEBE: COMPARTILHE ISSO!”
(Permitida a reprodução desde que citada a fonte)

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quinta-feira, 22 de maio de 2014

BOA VISTA - RR: PREPARE-SE AVALIANDO PROVA ANTERIOR

Para os Concurseiros de Roraima,,

A fim de auxiliar aos candidatos para o Concurso de quase mil oportunidades de vários níveis, incluindo médio e superior, para a Prefeitura de Boa Vista estou enviando links com algumas provas e gabaritos de provas anteriores para o mesmo órgão.

Acesse nos links abaixo, para provas anteriores de cargos administrativos:

AUXILIAR ADM - AJURI - 2012

ASSISTENTE ADM - AJURI - 2012

ADMINISTRADOR - AJURI - 2012



BONS ESTUDOS!

concurso-prefeitura-boa-vista

ATENÇÃO: ACESSE INFORMAÇÕES INICIAIS E COMPLETAS EM NOSSO POST ANTERIOR SOBRE ESSE CERTAME

Conheça também nosso grupo no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/877342472291210/

quarta-feira, 21 de maio de 2014

CAIXA ABRE NOVO CONCURSO, PARA VÁRIAS CIDADES DO BRASIL, 3 MIL VAGAS PARA JOVEM APRENDIZ

ATENÇÃO JOVEM CONCURSEIRO!

Boas novas para você que quer começar no mercado de trabalho com o pé direito.

O banco oficial brasileiro, Caixa Econômica Federal, acaba de abrir processo seletivo para jovens aprendizes.
Concurso Jovem Aprendiz 2014 da Caixa

Verifique os detalhes completos e oficiais e também orientações para inscrições em:

http://www14.caixa.gov.br/portal/acaixa/home/trabalhe_caixa/aprendizagem/

http://www.apostilasopcao.com.br/apostilas/1006/1775/caixa-economica-federal/tecnico-bancario.php?afiliado=8140


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terça-feira, 20 de maio de 2014

MP SP: VEJA DADOS DO ÚLTIMO CONCURSO

Incluindo o cargo de AUXILIAR de PROMOTORIA - Administrativo:

Navegue e conheça muitos detalhes interessantes, inclusive as estatísticas de inscritos e convocados; BOA PESQUISA:

http://www2.ibfc.org.br/concurso/mpsp-1112/

BONS ESTUDOS E BOA PROVA!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

CONCURSO PARA AGENTE ADMINISTRATIVO ADMINISTRATIVO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL: SAÍRAM LOCAIS DAS PROVAS

Caro Concurseiro para o novo cargo de Agente Administrativo da PRF: BOAS NOVAS!

A FUNCAB, organizadora do presente certame acaba de colocar no ar, em seu portal a CONSULTA AOS LOCAIS DE PROVAS, para o próximo fim de semana, mais precisamente, o domingo, dia 25/5/2014 em várias cidades do país.

É bom também se atualizar com atualizações feitas no Edital oficial do concurso, conforme os links abaixo:

http://ww4.funcab.org/arquivos/PRF2014/ALTERA%C3%87%C3%95ES%20-%2030042014%20-%20Cronograma-1.pdf

http://ww4.funcab.org/arquivos/PRF2014/ALTERA%C3%87%C3%95ES%20-%20PUBLICADO%20DOU%20100414.pdf

E veja AQUI, o: STATUS DE SUA INSCRIÇÃO

Outras informações oficiais e completas você pode também conferir a partir de nosso POST anterior, quando do lançamento do presente Edital.
Convocação Provas para Agente da PRF

Agora pouco também foi publicado no portal da FUNCAB o seguinte:

Prezado Candidato,

Informamos que está disponível no menu Início, o Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP), consulta individual, no qual constam data, local e horário de realização da Prova Objetiva. As Respostas aos Recursos contra o indeferimento da condição especial para realização da Prova Objetiva e as Respostas aos Recursos contra o indeferimento das inscrições na condição de PcD (pessoa com deficiência) estão em análise e serão oportunamente divulgadas.

Informamos também que o cadastro dos candidatos está completo e confirmado. Caso algum candidato inscrito não esteja alocado, esclarecemos que sua alocação estará disponível em 20/05/2014, após o horário de 10 horas, considerando-se o Horário Oficial de Brasília/DF.

Lembramos que, de acordo com o subitem 8.4 do EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014-PRF-BRASÍLIA/DF, 7 DE ABRIL DE 2014, o horário da prova refere-se ao Horário Oficial de Brasília/DF.

Cordialmente, Coordenação de Concursos FUNCAB. 19/05/2014, 17h30min 

Bom mas aí vai o link para consultar seu LOCAL DE PROVA:

LOCAIS CONFIRMADOS - LINK OFICIAL


- BONS ESTUDOS E BOA PROVA!


- Ah! na próxima segunda publico mais novidades, um dia após as provas, principalmente os detalhes para interposição de recursos. ATÉ LÁ!


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CONCURSO DA PETROBRAS JÁ TEM GABARITOS E PROVAS

Caro Concurseiro, espero que tenha tido uma ótima prova ontem!
Gabaritos do Concurso da Petrobras

A organizadora do atual concurso para vários cargos de nível médio e superior para nossa maior empresa que é a Petrobras, já colocou no ar vários links importantes.

O primeiro, que você não pode perder tempo de utilizar, se for o caso. é claro, é o endereço exato e oficial para a interposição de RECURSOS quanto a aplicação das provas. ATENÇÃO: é preciso ter em mãos o seu número do CPF e a senha de acesso ao Portal da Cesgranrio; VOCÊ SÓ TEM DOIS DIAS PARA ISSO: HOJE E AMANHÃ (19 e 20/5/2014); O link é:
https://seguro.cesgranrio.org.br/login.aspx?returnurl=/eventos/petrobras0114_recurso.aspx

Bom, mas para a interposição de recursos é necessário saber como foram seus RESULTADOS. Para isso, no Portal da Cesgranrio, você pode acessar, AO FINAL DA PÁGINA, os vários links de GABARITOS e PROVAS. Lembrando que o endereço OFICIAL é:
PORTAL CESGRANRIO - CONCURSO PETROBRAS 01/2014

BOA SORTE E ATÉ PRÓXIMAS NOVIDADES, OU ATÉ 26/6, QUANDO TEREMOS O RESULTADO FINAL E A HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO.

(Veja também o POST ANTERIOR)

- ATÉ LÁ!

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domingo, 18 de maio de 2014

PROVAS VUNESP PARA CONCURSO DE AUXILIAR DE PROMOTORIA DO MPSP

Concurso Auxiliar de Promotiria

Concurseiro,  finalizando nossa série, a fim de treinar as duas principais matérias, MATEMÁTICA e PORTUGUÊS, nesta última semana antes da provas, além de RATIFICAR e CONFERIR / CORRIGIR os GABARITOS das questões apresentadas em posts anteriores, a partir do POST INICIAL DA SÉRIE, apresentamos para seus trabalhos de estudos, todas as provas e gabaritos OFICIAIS, que utilizamos, direto do sítio da ORGANIZADORA OFICIAL do atual CONCURSO para o cargo de AUXILIAR de PROMOTORIA do Ministério Público do estado de SÃO PAULO, a VUNESP:

- MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESPÍRITO SANTO:

- POLÍCIA CIVIL DE SP:

- PROCON SP:

- PREFEITURA DE SUZANO:

Obs.: essas provas foram escolhidas levando-se em contas os seguintes fatores: serem da VUNESP; o mais recente possível; e, maior proximidade com o conteúdo do Edital. Isso deveu-se ao fato de que o cargo / órgão em tela nunca fora antes organizado pela VUNESP.

- BONS ESTUDOS E BOA PROVA!

COMENTE, CRITIQUE, CORRIJA ... PARTICIPE!!! !

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Fontes das sabatinas: www.vunesp.com.br e www.pciconcursos.com.br


sábado, 17 de maio de 2014

SIMULADO PARA AUXILIAR DE PROMOTORIA DO MP SP: HISTÓRIA DO BRASIL - 8

Concurseiro, mais uma rodada:

ATENÇÃO: ao final, publicarei a íntegra de todas provas e gabaritos oficiais da Vunesp, utilizados para compor nossos simulados.

GABARITO DAS QUESTÕES ANTERIORES , de GEOGRAFIA:

1-B     2-C     3-D     4-E     5-C     6-B     7-D     8-B

E agora oito questões de  HISTÓRIA DO BRASIL:

1. Os livros escolares elaborados no início do século XX mostram como o patriotismo passou a ser objetivo organizativo central dos conteúdos escolares de História. Em seu famoso livro Por que me ufano de meu país, Afonso Celso sintetizou os conteúdos básicos da História da Pátria: a riqueza e a beleza da terra, das matas e rios, o clima, a gente mestiça risonha e pacífica, a história dos portugueses, representantes da civilização, e a cristianização, que possibilitou uma moral sem preconceitos.
(Circe Maria Fernandes Bittencourt, Ensino de História: fundamentos e métodos.)
Entre as críticas que se pode fazer a esse projeto de ensino de História, está a ausência
(A) do negro e do índio.
(B) das lutas e conflitos.
(C) do espírito nacionalista.
(D) das tradições nacionais.
(E) dos valores religiosos.

2. O conceito de cidadania, criado com o auxílio dos estudos de História, serviria para situar cada indivíduo em seu lugar na sociedade: cabia ao político cuidar da política, e ao trabalhador comum restava o direito de votar e de trabalhar dentro da ordem institucional.
(Circe Maria Fernandes Bittencourt, Ensino de História: undamentos e métodos.)
Para proceder às eleições, fixou-se o sistema do voto direto e universal, ou seja, suprimiu-se o censo econômico. Foram considerados eleitores todos os cidadãos brasileiros maiores de 21 anos, excluídas certas categorias, como os analfabetos, os mendigos, os praças militares. A Constituição não fez referência às mulheres, mas considerou-se implicitamente que elas estavam impedidas de votar.
(Bóris Fausto, História do Brasil)
Acerca do período referido nos dois trechos, é correto afirmar que
(A) uma das suas marcas foi o desenvolvimento da indústria de base.
(B) o principal meio utilizado para o transporte de mercadorias era o trem.
(C) o mais importante produto brasileiro de exportação era o açúcar.
(D) marcou o início da transição do trabalho escravo para o livre.
(E) não havia indústria na época, ainda caracterizada pela agricultura.

3. Quando se afirma que a escravidão era prática costumeira de povos africanos e, portanto, “os negros” escravizados no Brasil estavam já habituados a esse sistema de trabalho, há aí uma incorreção. O sentido da escravidão entre populações africanas tinha outro caráter e não fazia parte da lógica de acumulação capitalista, a qual induziu o tráfico negreiro europeu no périplo do comércio do Atlântico.
(Circe Maria Fernandes Bittencourt, Ensino de História: fundamentos e métodos.)
No trabalho em sala de aula, para evitar a incorreção apontada no fragmento, faz-se necessário
(A) situar o contexto no qual a escravidão acontece, os conflitos que se estabelecem e os seus mecanismos de funcionamento.
(B) definir com precisão o conceito de escravidão, de forma que se possa utilizá-lo em todas as sociedades em que ele esteve presente.
(C) empregar o conceito de escravidão de forma atemporal, sem levar em conta as diferenças e o contexto de cada época.
(D) abolir do vocabulário histórico conceitos amplos como escravidão, que acabam sendo utilizados em contextos muito diversos.
(E) aproximar as práticas escravistas de diferentes épocas, para que o aluno perceba o idêntico uso do conceito.

4. A capoeira pode ser vista, da mesma forma que as irmandades religiosas e as reuniões em batuques, como um espaço construído por escravos libertos, africanos e crioulos, para encontros e afirmação de apoio e de solidariedade entre os membros de um mesmo grupo. Esses grupos distintos de capoeiras eram conhecidos por maltas. Eram verdadeiras organizações, marcadas por hierarquias, rituais e símbolos específicos. (...) E os assobios marcavam o movimento dos componentes do grupo, a hora para atacar e o momento de retirada, além de alertarem para o perigo quando da chegada de inimigos ou policiais.
(Regiane A. de Mattos. História e cultura afro-brasileira)
De acordo com a autora, dentre as diversas possibilidades de análise, a capoeira pode ser estudada nas aulas de História como sendo um exemplo de
(A) superioridade cultural da etnia dos haúça.
(B) uma cultura subdesenvolvida que sobreviveu aos dias atuais.
(C) reprodução das desigualdades sociais e culturais.
(D) legitimação da estrutura social racista.
(E) resistência e oposição ao sistema escravista.

5. Embora encontremos libertos em ações rebeldes da população negra, isso não era muito comum.
(Bóris Fausto, História do Brasil. Adaptado)
A ausência de um número significativo de libertos em ações rebeldes está ligada ao fato de que
(A) os libertos passavam a viver sob as mesmas condições que os grandes proprietários, reprimindo as rebeliões.
(B) havia poucos libertos em geral nessa sociedade escravista, o que não lhes fazia presentes em nenhum contexto.
(C) os libertos ficavam em uma posição intermediária entre livres e escravos, aproximando-se socialmente dos brancos pobres.
(D) as rebeliões em geral ocorriam nas cidades, enquanto os libertos continuavam a viver nas áreas rurais com seus antigos donos.
(E) caso fossem flagrados participando de rebeliões escravas, os libertos poderiam ser mandados para o exílio na África.

6. No século XVII, os artistas que acompanharam Maurício de Nassau ao Brasil (1637–1644) inauguraram uma representação mais exata do homem e da terra, que serviria de novo modelo visual, até fins do século XVIII, quando surgem os primeiros “pintores-viajantes”. Thekla Hartmann analisa minuciosamente as obras deixadas pelos pintores-viajantes, chegando à conclusão de que numerosos fatores interferem no seu valor documental e histórico. Verifica, por exemplo, que os desenhos nem sempre foram feitos a partir da observação direta, podendo ser fruto da descrição de terceiros ou mesmo da imaginação, registrando-se, inclusive, o uso de um único “manequim”, marcado e adornado de diferentes maneiras, de acordo com a origem tribal.
(Maria Sylvia Porto Alegre. Imagem e representação do índio no século XIX. In: L. Grupioni (org.). Índios no Brasil. Adaptado)
Considerando-se o fragmento, está correto afirmar que
(A) determinadas imagens não devem ser utilizadas como fonte ou documento histórico, em razão da falta de imparcialidade e fidedignidade na representação da realidade.
(B) as obras de arte, pelo fato de serem confeccionadas a partir das habilidades, visão de mundo e interesses do artista, não contribuem para a elaboração do conhecimento histórico.
(C) a análise de imagens pressupõe a necessidade de contextualizar a representação em relação à temporalidade retratada e às peculiaridades de produção do trabalho do autor.
(D) as principais tendências historiográficas da atualidade consideram que as obras de arte só podem ter valor como fonte se houver documentos escritos que comprovem sua veracidade.
(E) os pintores-viajantes fizeram trabalhos com grande valor artístico e estético, mas com pouco valor histórico e científico, segundo os paradigmas historiográficos atuais.

7. Leia os versos do poeta de cordel Chagas Baptista
(1882 – 1930).
Uns quatrocentos mil-réis
Com os pobres distribuí
Não serve isto para minh’alma
Porque esta eu já perdi,
Mas serve pros miseráveis
Que estavam nus e eu vesti
(...)
Tomei dinheiro dos ricos
E aos pobres entreguei
Protegi sempre a família
Moças pobres amparei;
O bem que fiz apagou
Os crimes que pratiquei
(Apud: Martha Abreu et al. Ensino de História)
Os fragmentos podem ser utilizados em uma aula de História para a discussão acerca
(A) de uma análise ufanista da Revolução de 1930.
(B) de uma visão popular simpática ao cangaço.
(C) do uso da canção popular para denunciar a corrupção política.
(D) da revolta da população contra o Padre Cícero.
(E) dos movimentos populares favoráveis a Canudos. 

Imagens Google
8. A partir de 1930, as medidas tendentes a criar um sistema educativo e promover a educação partiram principalmente do centro para a periferia. Em resumo, a educação entrou no compasso da visão geral centralizadora. Um marco inicial desse propósito foi a criação do Ministério da Educação e Saúde, em novembro de 1930.
(Boris Fausto, História do Brasil. Adaptado)
Uma das marcas da política educacional de Getúlio Vargas nos anos 1930 foi o(a)
(A) inspiração fascista das iniciativas do governo.
(B) universalização da educação básica.
(C) distância em relação ao conservadorismo católico.
(D) implantação do ensino secundário no Brasil.
(E) alinhamento com os princípios expressos no Manifesto da Escola Nova.


-  COMENTE, CRITIQUE, CORRIJA ... PARTICIPE!!! - eu também continuo aprendendo!)

BONS ESTUDOS E ATÉ POST FINAL !

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Fonte das questões: www.vunesp.com.br

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