quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

CONCURSO PÚBLICO EMDEC CAMPINAS: DICAS PARA RETA FINAL

Resultado de imagem para EMDEC
Funcionários da EMDEC em ação (Google)




Cara Concurseira, caro Concurseiro de Campinas e outras cidades,


Em dez dias serão realizadas provas para vários cargos para a EMDEC - EMPRESA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO DE CAMPINAS S/A., concurso público que está sendo organizado pelo IBFC ( http://www.ibfc.org.br/concurso/concurso_selecionado/270 ).
A fim de manter atentos os candidatos comentamos alguns pontos importantes a serem observados, para evitar transtornos e dificuldades nessa reta final; além de AUMENTAR SUAS CHANCES DE APROVAÇÃO!
Bom, vamos lá!


AS PROVAS:


Estão previstas, não para esse domingo, mas para o próximo, dia 31/01/2016. ATENÇÃO: O IBFC DEVE DIVULGAR ATÉ, NO MÁXIMO, INÍCIO DA SEMANA QUE VEM, OS LOCAIS E CONFIRMAÇÃO DO DIA E HORÁRIOS. É fundamental que o Concurseiro, a partir de hoje, consulte, DIARIAMENTE, o sítio da Banca Organizadora, para que possa planejar sua logística para o evento, em especial aqueles que não moram em Campinas; portanto, sugiro não confiar só no e-mail "que deve" ser enviado pela organizadora. Eu mesmo, já perdi prova no interior de SP por não ter reservado/comprado passagem de ônibus com antecedência; mas foi só uma vez, pois, depois disso nunca mais "perdi o bonde". Fica a dica! Simples mas FUNDAMENTAL!


Gente, outra dica (é chata mas precisa ser feita) é uma nova leitura atenta e minuciosamente (anote os pontos mais importantes para você e/ou dúvidas) dos itens do Edital sobre as regras para o dia das provas. Os itens acima elencam detalhes, que, hoje, estão cada vez mais rigorosos, sobre procedimentos, comportamentos, materiais e afins a serem seguidos/utilizados no dia do exame.


Colega Concurseiro, FOQUE, de agora até o dia na prova somente no que diz respeito a Você ter uma PROVA PRIMOROSA E CAMPEÃ! Não perca tempo sobre salários, concorrência, exames médicos, recursos ou qualquer outro ponto do edital que não esteja relacionado à realização das provas.


Assim, vamos falar agora do conteúdo:


Relembrando que você terá até 3 horas para "meter bronca" e caprichar na sua prova!


Serão, pois, provas, CLASSIFICATÓRIAS E ELIMINATÓRIAS (estude detalhes no Edital), com CONHECIMENTOS GERAIS e CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS; TODAS COM PESO 1 E COM PEQUENAS VARIAÇÕES NAS QUANTIDADES DE QUESTÕES, POR MATÉRIA, DE ACORDO COM O CARGO.


Nesse ponto, minha dica de experiência própria é, após uma rápida conferência ("passada de olhos", como se diz no popular) de todo o caderno de provas, DETENHA-SE, e então, só aí, comece a gabaritar os testes, que, a propósito, devem ser resolvidos na seguinte ordem (também sugestão por experiências próprias): primeiro aqueles das matérias que Você tem conhecimento mais aprimorado, depois os intermediários e, por fim, os chamados "mais difíceis". MAS NÃO FIQUE "PATINANDO" EM QUESTÕES COM MAIORES DIFICULDADES; Sempre verificando (com os fiscais, ou na lousa) o tempo restante de prova, o Concurseiro esperto deve administrar com cuidado esse fator, de maneira que UTILIZE TOTALMENTE O TEMPO DISPONÍVEL (CONCURSEIRO DE VERDADE JAMAIS SAI DA SALA ANTES DE "BATER O SINAL");Assim, reserve os últimos 15 minutos para anotar os gabaritos dos testes no Cartão/Ficha de Respostas e … ATENÇÃO!!!:


OS ÚLTIMOS 5 MINUTOS VOCÊ DEVE UTILIZAR PARA CHUTAR AS RESPOSTAS
 DO QUE NÃO TEVE TEMPO OU NÃO SABIA; ISSO MESMO, CHUTE! 
NUNCA DEIXE UMA QUESTÃO SEM RESPOSTA OU ANULADA!!!


Observe, caro concurseiro, que, os itens mais valiosos para desempate na classificação final são (após a Lei dos 60 anos, é claro!), as questões de CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS e de LÍNGUA PORTUGUESA, nessa ordem. Portanto o foco, principalmente nessa reta final (o tempo urge!), deve ser o estudo desses conteúdos/matérias.
FAÇA JÁ (SE É QUE JÁ NÃO FEZ, E DEVERIA! - TENHO 3 ALUNOS ESPECIAIS QUE ACOMPANHO, VIA NET, COM TRABALHO DURO E DISCIPLINAR, ORIENTANDO-OS, PARTICULARMENTE DESDE O FIM DO ANO PASSADO E SEUS DESENVOLVIMENTOS SÃO PARA PASSAR NOS PRIMEIROS LUGARES, POIS SEGUEM À RISCA MINHAS ORIENTAÇÕES; PORTANTO MUITO AVANÇADOS EM SEUS CRONOGRAMAS!) SEU PRÓPRIO CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA ESSES DEZ DIAS CRUCIAIS; MINHAS SUGESTÕES GENÉRICAS (POIS NÃO TENHO MAIS TEMPO PARA NOVOS COACHINGS PERSONALIZADOS):
- RESERVE 6 A 8 HORAS POR DIA PARA ESTUDAR;
- NOS FINAIS DE SEMANA, DE 8 A 10 HORAS;
- DISTRIBUA, POR DIA, TODAS AS DISCIPLINAS A SEREM ESTUDADAS, PROPORCIONAL E QUANTITATIVAMENTE ÀS NECESSIDADES DA COBRANÇA DO EDITAL;
- NESSA DISTRIBUIÇÃO COLOQUE AS MATÉRIAS NA SEGUINTE ORDEM: COMECE COM OS ITENS QUE VOCÊ MAIS “SE DÁ BEM”; EM SEGUIDA, UMA MAIS DIFÍCIL E, POR FIM AS DEMAIS;
- PRIMEIRO FAÇA LEITURAS; DEPOIS FICHAM,ENTOS E, POR ÚLTIMOS EXERCÍCIOS, MUUUUITOS EXERCÍCIOS;
- TEM PROBLEMAS DE TEMPO? NÃO SE PREOCUPE, GRAVE SUAS LEITURAS E ESCUTE-AS (E REPITÁ-AS) NO BUSÃO, TREM, CARRO, BANHEIRO E ONDE MAIS QUISER;


A partir de agora, imprima e faça (se é que já não fez) um cronograma com carga horária diária de estudos contemplando todo o CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (vide link do Edital, abaixo), dando ênfase ao Português e Conhecimentos Específicos. ATENÇÃO: nessa "altura do campeonato" não fique "patinando" em disciplinas que Você não domina; o tempo é curto e o FOCO TEM QUE SER NAQUILO QUE MAIS PODE LHE TRAZER PONTOS VALIOSOS.


Por fim, utilize materiais idôneos, atualizados e que CONTEMPLEM TODO O CONTEÚDO OFICIAL DO EDITAL.


Na Internet, principalmente, no YouTube, há bastante coisa boa e gratuita, mas cuidado com a procedência, confiabilidade e atualização, em especial das Leis (normalmente os editais não cobram atualizações após a publicação do edital); AH! CUIDADO COM O PORTUGUÊS!!! NÃO O DA “PADOCA” MAS O DA NOSSA LÍNGUA PORTUGUESA: as novas regras já estão em vigor!!!


E, claro, há também materiais pagos de boa qualidade e, nesse caso, indico alguns nos links abaixo:
BLOG:
FANPAGE:
GRUPOS:
CANAL (INSCREVA-SE!!!):



AH!... E UM PRESENTINHO ESPECIAL
EBOOK GRÁTIS PARA INICIANTES:


BONS ESTUDOS, RUMO `APROVAÇÃO E ATÉ A PRÓXIMA!!!

- ATUALIZAÇÃO DE 22/01/2016:
Melhor detalhando sobre PLANEJAMENTO, oferecemos uma material muito bom de um colega de concursos e trabalho (Poupatempo/Prodesp), o Leandro Lima que, como eu, já passou em vários concursos públicos nos primeiros lugares:



Como Criar um Plano de Estudos para Concursos

Boa parte dos problemas encontrados pela grande maioria dos concurseiros poderiam ser resolvidos facilmente com a simples adoção de um plano de estudos.
Como assim?
Isso mesmo. Dentre as principais dificuldades encontradas pelos que estão na luta por um cargo público, as principais queixas são referentes a: falta de tempo, falta de concentração, dificuldade para se organizar para assimilar uma grande quantidade de matérias entre outras queixas similares.
No entanto, apenas a adoção de um plano de estudos bem elaborado poderia reduzir em muito esses problemas e aumentar significativamente as suas chances de aprovação, visto que a sua preparação passaria a ser mais produtiva e eficiente.

O que é um plano de estudos?

Bom, como o próprio nome sugere, um plano de estudos é um planejamento da sua rotina de estudos para concurso público. Basicamente você irá definir quando, como e o que irá estudar.

Como montar um plano de estudos?

Essa é a parte mais legal, quando você reflete sobre as suas atividades no dia a dia logo de cara você já descobre algumas coisas interessantes sobre a sua rotina.
Há várias formas de criar um plano de estudos, mas vou detalhar aqui um jeito simples que eu acredito que seja mais prático.
Primeiramente você deve criar uma planilha, seja ela no Excel ou até no papel mesmo, a planilha deve ter 8 colunas e umas 50 linhas.
Nomeie as colunas com os dias da semana e os linhas com os horários (de preferência por meia em meia hora), dessa forma:






Depois disso você deve ir escrevendo e riscando ou pintando os horários em que você está sempre ocupado e depois os horários em que você está ocasionalmente ocupado. Marque tudo o que você lembrar, desde tarefas grandes como trabalho até tarefas mais simples e corriqueiras como almoçar, tomar banho, afazeres domésticos e etc.

Os horários que ficarem livres são os horários em que você poderá organizar a sua rotina de estudos, por exemplo:

Digamos que você tenha a seguinte rotina (bem simplificada apenas para efeito mais didático):
- 08:00 as 18:00 - Trabalho
- 18:00 as 19:00 - Trânsito
- 19:00 as 21:00 - Jantar, tomar banho e etc
- 21:00 as 23:00 - Livre
- 23:00 em diante - Dormir

Nesse caso, você terá pelo menos 2 horas por dia sem contar o final de semana para estudar, é aí que você deve distribuir seus estudos.

Por exemplo:
Segunda-Feira das 21:00 as 23:00 - Estudar língua portuguesa
Terça-Feira das 21:00 as 23:00 - Estudar matemática e raciocínio lógico
Quarta-Feira das 21:00 as 23:00 - Estudar informática
Quinta-Feira das 21:00 as 23:00 - Revisar matérias
Sexta-Feira das 21:00 as 23:00 - Fazer simulados

Veja que esse modelo bem simplificado já traz uma organização que torna o estudo muito mais eficiente e fica muito mais fácil manter uma disciplina e a constância nos estudos.

As vantagens são inúmeras:
  1. Melhora na concentraçao - Com a rotina, seu cérebro vai se acostumar com os horários e vai se habituar com isso, logo você começará a ter mais concentração nesses horários e absorver melhor a matéria.
  2. Falta de tempo - Com o plano de estudos você consegue identificar horários perdidos durante o seu dia e com isso você consegue alocar mais tempo para o seu estudo. 
  3. Organização - Com a rotina organizada seus estudos serão mais produtivos pois você saberá sempre quando e o que deverá estudar e não vai ficar com aquela sensação de esquecer alguma matéria importante.
  4. Disciplina - Com os horários definidos fica muito mais fácil programar as atividades do dia de um modo que não atrapalhe seu momento de estudo.
  5. Colaboração - Se mora com outras pessoas, fica mais fácil também pedir a colaboração dos familiares para que naqueles horários você não seja interrompido ou tenha que parar para fazer outras coisas.

Com o tempo você pode ir aperfeiçoando o seu plano de estudos e consequentemente ir otimizando o seu aprendizado.
Faça um teste e veja como seus estudos vão ser bem mais produtivos.

Leandro Lima

APROVEITE E BAIXE TAMBÉM, GRATUITAMENTE, ESSE E-BOOK COM ORIENTAÇÕES VALIOSAS PARA INICIANTES:

http://www.tudosobreconcursos.com/ebook-gratuito?ref=Y3351342A

Nenhum comentário:

Postar um comentário