sábado, 14 de janeiro de 2012

Nova ortografia entra nas escolas em 2012

VEJA INTERESSANTE MATÉRIA COM A MESTRA ÍRIS GARDINO, QUE TIVE O PRAZER DE APRENDER MUITO EM LÍNGUA PORTUGUESA:

Acordo ortográfico passa a ser obrigatório para estudantes do ensinos fundamental e médio no Brasil

(POR REINALDO CHAVES/AGÊNCIA BOM DIA)

A partir deste ano, a nova ortografia passa a ser obrigatória para o ensino fundamental e médio no Brasil. Segundo o governo estadual, no 1 dia útil de fevereiro, quando se iniciam as aulas em toda a rede estadual de ensino, os alunos já passarão a utilizar a nova norma.

Na opinião da professora de filologia e língua portuguesa da USP (Universidade de São Paulo) Iris Gardino, os alunos do ensino fundamental terão mais facilidade de aprender a nova ortografia por estarem na fase inicial de aprendizagem da língua, mas os do ensino médio terão dificuldades. “Esses alunos podem ter dois comportamentos distintos: falta de vontade de aceitar a nova ortografia porque não veem necessidade de se alterar a grafia dos vocábulos, ou uma aceitação rápida por causa da exigência dos vestibulares”, comenta.

A sugestão dela para um melhor aprendizado nas escolas é que os professores façam uma leitura compreensiva do acordo publicado e de sua extensão e que o material didático tenha exercícios e jogos com a nova ortografia.

A Secretaria Estadual da Educação informou que, desde 2010, realiza adequações no material didático.

Política
A principal alegação dos governos para a criação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi política. O tratado internacional firmado em 1990 pretendia padronizar a língua portuguesa usada nos países lusófonos.

No Brasil, desde 2009 – quando a ortografia começou a valer –, várias entidades protestaram. Escritores na Festa Literária Internacional de Paraty queixaram-se várias vezes da falta de uma ampla consulta que referendasse o acordo. Editores reclamam da falta de clareza e objetividade nos critérios de avaliação do MEC (Ministério da Educação) para aquisição de livros didáticos.

Mesmo assim, a nova ortografia veio para ficar. O período de transição ocorreu entre 2010 e 2011, tempo em que a norma antiga e a nova foram aceitas. A partir de 2012, somente a nova ortografia estará valendo.

Acadêmicos como Domício Proença Filho, professor e pesquisador em língua portuguesa e literatura brasileira e membro da Academia Brasileira de Letras, defendem que a língua é um fator excepcional de unidade e fortalecer este elo facilita o convívio das nações.

A professora Iris Gardino acredita que o novo acordo não demorará tanto para ser assimilado pela população jovem, mas teme pelo resto e faz críticas. “Levará mais tempo, sim, para ser aceito pela população mais velha, que apresenta uma crítica não sem razão sobre a desnecessidade dele neste momento, quando há fatos políticos, econômicos, sociais e educacionais mais significativos”, diz.

FONTE: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/9303/Nova+ortografia+entra+nas+escolas+em+2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário