quarta-feira, 26 de junho de 2013

Prefeito do Rio apresenta planilha e anuncia auditoria nos transportes


DO G1:

Paes fez anúncio no dia de sessão na Câmara para aprovar CPI dos Ônibus.
Relatório deverá ser entregue à prefeitura em 60 dias.
Do G1 Rio


158 comentários

O prefeito Eduardo Paes e o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório, apresentaram, nesta terça-feira (25), o Pacto pela Transparência nos Transportes. O anúncio, que é feito com a apresentação da planilha de custos, aconteceu no mesmo dia que aconteceu de sessão plenária na Câmara Municipal para instalação da CPI dos Ônibus.

Após uma série de protestos na cidade do Rio, o prefeito Eduardo Paes anunciou uma série de medidas para melhorar a gestão do transporte municipal. Entre elas, a contratação de uma auditoria externa independente por parte dos consórcios de empresas de ônibus, cujo relatório deve ser entregue até novembro de 2013. De acordo com o prefeito, a medida já era uma obrigação contratual. No entanto, segundo ele, as auditorias eram mal conduzidas."Isso é sim fruto e respeito a esses movimentos acontecidos no Rio de Janeiro", disse o prefeito, explicando que os protestos levaram a prefeitura a fazer a divulgação.

Desde a licitação do sistema de ônibus em 2010, a planilha de custos nunca havia sido divulgada. Em entrevista, Eduardo Paes garantiu ainda que os cofres públicos não deverão ser afetados pela redução da tarifa anunciada na semana passada, que retornou para R$ 2,75.

"Tenho muita convicção de que esse impacto na tarifa não precisa ser retirado do poder público", disse Paes, acrescentando que a partir de agora o município cobrará que parte dos lucros das empresas de ônibus seja revertida em benefício dos passageiros, não apenas em relação à prestação de serviço, mas também no custo da passagem. "Os ganhos de eficiência das empresas retornaram para a tarifa, para o usuário. Não vão para o bolso dos empresários", disse Paes.

Outra medida adotada pelo município será a criação de uma comissão especial de assessoramento, que contará com três membros da prefeitura e outros três especialistas de instituições de pesquisa renomadas: Coppe da UFRJ, Puc-Rio e FGV. A comissão terá como tarefa elaborar o relatório em 60 dias sobre a situação do sistema de transporte de ônibus na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário