sexta-feira, 9 de maio de 2014

1) AUXILIAR PROMOTORIA: QUESTÕES VUNESP - LÍNGUA PORTUGUESA

CARO CONCURSEIRO,
Google image


CONFORME COMENTADOS EM NOSSO POST ANTERIOR, INICIAMOS UM SELEÇÃO DE TESTES DE PROVAS ANTERIORES DA VUNESP, QUE É A ORGANIZADORA DO ATUAL CONCURSO PARA AUXILIAR DE PROMOTORIA I, DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO (MPSP).

A VUNESP JÁ ORGANIZOU, ANTES, CONCURSOS PARA O MPSP, TODAVIA, NUNCA O FEZ PARA ESSE CARGO (FORAM OUTRAS INSTITUIÇÕES QUE GERENCIARAM AQUELES CERTAMES). ASSIM, PELA EXPERIÊNCIA DE ANOS QUE TEMOS EM CONCURSOS DESSE NÍVEL E OUTROS, É MUITÍSSIMO PROVÁVEL QUE, ESTUDANDO PELO ESTILO VUNESP, COM QUESTÕES SEMELHANTES AO PERFIL PROGRAMÁTICO DO ATUAL CONCURSO, AS CHANCES, NESSA RETA FINAL DE ESTUDOS, PODEM SER POTENCIALIZADAS E AJUDAR BASTANTES O CANDIDATO QUE SE DEDICAR.

ASSIM, SEGUEM OS PRIMEIROS CINCO TESTES PARA VOCÊ PRATICAR COM BOM CONTEÚDO.

BONS ESTUDOS!

Língua Portuguesa
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 05.:

Alunos de colégio fazem robôs com sucata eletrônica Você comprou um smartphone e acha que aquele seu celular antigo é imprestável? Não se engane: o que é lixo para alguns pode ser matéria-prima para outros. O CMID – Centro Marista de Inclusão Digital –, que funciona junto ao Colégio Marista de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, ensina os alunos do colégio a fazer robôs a partir de lixo eletrônico.

Os alunos da turma avançada de robótica, por exemplo, constroem carros com sensores de movimento que respondem à aproximação das pessoas. A fonte de energia vem de baterias de celular. “Tirando alguns sensores, que precisamos comprar, é tudo reciclagem”, comentou o instrutor de robótica do CMID, Leandro Schneider. Esses alunos também aprendem a consertar computadores antigos. “O nosso projeto só funciona por causa do lixo eletrônico. Se tivéssemos que comprar tudo, não seria viável”, completou.

Em uma época em que celebridades do mundo digital fazem campanha a favor do ensino de programação nas escolas, é inspirador o relato de Dionatan Gabriel, aluno da turma avançada de robótica do CMID que, aos 16 anos, já sabe qual será sua profissão. “Quero ser programador. No início das aulas, eu achava meio chato, mas depois fui me interessando”, disse.

(Giordano Tronco, www.techtudo.com.br, 07.07.2013. Adaptado)

01. De acordo com o texto, os alunos da turma avançada de robótica do Colégio Marista aprendem a
(A) fazer a coleta seletiva do lixo e a reciclar materiais orgânicos.
(B) reaproveitar aparelhos eletrônicos antigos ou descartados.
(C) evitar a produção de lixo consertando celulares com defeito.
(D) construir carros convencionais com peças de computadores usados.
(E) utilizar celulares antigos no conserto de computadores.

02. A palavra em destaque no trecho –“Tirando alguns sensores, que precisamos comprar, é tudo reciclagem”... – pode ser substituída, sem alteração do sentido da mensagem, pela seguinte expressão:
(A) Pelo menos
(B) A contar de
(C) Em substituição a
(D) Com exceção de
(E) No que se refere a

03. A palavra destacada no trecho – … “Se tivéssemos que comprar tudo, não seria viável”... – expressa uma
(A) finalidade e pode ser substituída por Para.
(B) conclusão e pode ser substituída por Então.
(C) causa e pode ser substituída por Pois.
(D) comparação e pode ser substituída por Como.
(E) condição e pode ser substituída por Caso.

04. Assinale a alternativa que apresenta um antônimo para o termo destacado em – …“No início das aulas, eu achava meio chato, mas depois fui me interessando”, disse.
(A) Estimulante.
(B) Cansativo.
(C) Irritante.
(D) Confuso.
(E) Improdutivo.

05. A forma verbal que expressa ideia de futuro está destacada em:
(A) Não se engane: o que é lixo para alguns pode ser matéria-prima para outros.
(B) Esses alunos também aprendem a consertar computadores antigos.
(C) …“Se tivéssemos que comprar tudo, não seria viável”, completou.
(D) … é inspirador o relato de Dionatan Gabriel, aluno da turma avançada de robótica do CMID que, aos 16 anos, já sabe qual será sua profissão.
(E) “Quero ser programador…”…


ATENÇÃO CONCURSEIRO:

CONFIRA SEUS ACERTOS NO PRÓXIMO POST, QUANDO TRAREMOS QUESTÕES DE MATEMÁTICA ... ATÉ LÁ E BONS ESTUDOS!!!

...


“EDUCAÇÃO É TUDO E É DANDO-A QUE SE RECEBE: COMPARTILHE ISSO!”
(Permitida a reprodução desde que citada a fonte)

-  COMENTE, CRITIQUE, CORRIJA ... PARTICIPE!!! - eu também continuo  aprendendo!)

Visite e curta também nossa fanpage: https://www.facebook.com/cedobitsnet.concursos ;
Participe também de nosso grupo no Facebook sobre esse concurso:  https://www.facebook.com/groups/1451697445072730/

Nenhum comentário:

Postar um comentário