terça-feira, 29 de julho de 2014

QUESTÃO COMENTADA DO ÚLTIMO CONCURSO DA PF - DIREITO CONSTITUCIONAL

PF e a Operação Sanguessuga
QUESTÃO 113 DA PROVA PARA AGENTE DE POLÍCIA FEDERAL - CESPE 2012:

"Considerando as disposições constitucionais acerca de segurança pública, julgue o item a seguir, se CERTO ou ERRADO:

Cabe à Polícia Federal apurar infrações penais que atentem contra os bens, serviços e interesses da administração direta, das autarquias e das fundações públicas da União. Às polícias civis dos estados cabem as funções de polícia judiciária das entidades de direito privado da administração indireta federal."

COMENTÁRIOS:

Conforme o Art. 144 da Constituição Federal, em seu primeiro parágrafo, alínea I:

"§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;"

Assim, a primeira parte da resposta (primeiro período) está correta, Mas vamos analisar o restante da questão, tendo por base o mesmo Art. 144 da CF, agora em sua alínea IV:

"IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União."

Acrescentando o teor do quarto parágrafo, ainda do mesmo Art. 144 da CF:

"§ 4º - às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares."

Observe então que a função de polícia judiciária da polícia civil dos estados realmente existe, porém atende que, neste último parágrafo, há o destaque de uma exceção, no caso, a  de competência da União. Mas aí você pode dizer que no enunciado da questão na última parte diz-se respeito de "...entidades de direito privado da administração indireta federal.". Ora, voltemo-nos à alínea I onde há, como competência da PF, a citação de "empresas públicas", que podem, perfeitamente, ser entidades da administração indireta federal, mas direito privado. Um bom exemplo é a Caixa Econômica Federal-CEF.

Portanto a segunda parte da questão está errada, pois compete à Polícia Federal, e não à Civil, a função de polícia judiciária no âmbito da União (Federal).

GABARITO: ERRADO

Para ilustrar vamos a um exemplo referente notícia veículada na imprensa (Gazeta Digital):

Publicado em 22 de Outubro de 2013 às 19h59min - Atualizado em 23/10/2013 às 09h36min

Polícia Federal escolta presos para audiência

A mulher e o homem foram presos há aproximadamente três meses com cocaína...
  • CascavelMaycon CorazzaCGN
  • Imprimir
  • Diminuir FonteAumentar Fonte
Venilda Prestes e Vilmar Lopes participaram de uma audiência na Justiça Federal, na tarde desta terça-feira (22), em Cascavel. Os dois, que respondem por tráfico de drogas, foram escoltados por policiais federais.
De acordo com informações divulgadas pela polícia, a mulher e o homem foram presos há aproximadamente três meses na rodoviária de Cascavel, com cerca de cinco quilos de cocaína. Os dois teriam pegado a droga na fronteira do Paraguai com o Mato Grosso do Sul.
Na audiência, os réus e também testemunhas foram ouvidos.

BONS ESTUDOS E ATÉ A PRÓXIMA!
"EDUCAÇÃO É TUDO! COMPARTILHE ISSO!"
Conheça e curta nossa fanpage no Facebook: https://www.facebook.com/cedobitsnet.concursos?ref=hl

Nenhum comentário:

Postar um comentário