quinta-feira, 20 de agosto de 2015

FORMOU-SE EM TI E É NOVATA EM CONCUROS: POR ONDE COMEÇAR?

Colegas concurseiros,

Recebi de uma seguidora, geminiana como eu - portanto gente boníssima e sonhadora como eu (rss) - uma questão, que talvez possa ser também sua ou de um parente ou, ainda, de um amigo, vejamos:

"... Sou formada em Gestão de T.I a pouco tempo, tenho visto poucas oportunidades para quem está começando, tirando o suporte q é o que mais tem. Estou pesquisando concursos públicos na área e fico meio perdida pois n acho mto por onde começar a estudar e qual fazer. Pesquisei umas questões da Prodesp. Você saberia me orientar em como começar ..."

Bom, o primeiro ponto a ser considerado, ao adentrar no mundo dos concursos públicos, como é o caso de nossa colega concurseira, é se organizar, se PLANEJAR. 

Para alicerçar seu planejamento, todavia, deve-se levar em conta algumas premissas. A primeira é saber exatamente responder a seguinte indagação: - ONDE QUERO CHEGAR? ... ou seja, qual seu objetivo? Ideal seria, aliás, dividir essa pergunta em três etapas mínimas, quero dizer: curto, médio e longo prazo. Mas, para não delongarmos muito, por ora, vamos focar apenas no CURTO PRAZO (os demais poderão ser temas interessantes a serem tratados num outro post...).

Bem, então vamos lá! ONDE QUERO CHEGAR, NOS PRÓXIMOS MESES, DE  HOJE ATÉ DAQUI DOIS ANOS?

Pela minha vivência em dezenas de concursos e colocando-se no lugar de nossa amiga, com certeza uma das possibilidades é concentrar-se, inicialmente, em um único certame, no caso, a PRODESP. Mas por que a Prodesp?

Pelo seguinte:

- A concurseira novata acabou de se formar em um curso superior tecnológico de Gestão de TI. A Prodesp é uma empresa de TI do Governo do Estado de SP e tem vários cargos - com boa demanda - na área pois é uma empresa pública específica para soluções de TI para o setor público - RG, Poupatempo, Detran e B.O. são alguns dos muitos sistemas/projetos desenvolvidos e gerenciados pela Prodesp;
- O último certame da Prodesp (2013) não colocou empecilhos para concorrer a cargos de nível superior de curta duração, conforme EDITAL 2013;

- A Prodesp é um ótimo alvo pois, como houve assinatura de contrato com organizadora de concursos, parece óbvio a realização de novo certame nos próximos meses;

- Além disso, pela carga de conhecimentos específicos da área, caso surjam outras oportunidades. na mesma área, mas em outros órgãos, a maioria da carga de estudos deve ser comum.

Portanto, é uma boa estratégia focar na Prodesp, escolher os cargos alvos e começar a estudar pelo Edital e provas anteriores.

BOA SORTE E BONS ESTUDOS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário