quarta-feira, 30 de março de 2016

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO E CONCURSOS PÚBLICOS

DESABAFO!

Olá, Concurseira e Concurseiro,
Há muito (na verdade, há décadas como concurseiro…) venho ensaiando comentar, ainda que um pouquinho, sobre como o Concurseiro é tratado, via de regra, pelo estado, na figura de suas instituições e umbilicais bancas organizadoras de concurso públicos.
Estava eu a “pensar com meus botões” por que as Bancas não têm o mínimo de coerência para com boas práticas no desempenho dos SERVIÇOS PÚBLICOS prestados, mediante os contratos que firmam, regrados pela legislação, em especial a 8666/93, a fim de buscar um dos pilares constitucionais (art.37, “LIMPE”): a EFICIÊNCIA!
Eficiência que, na minha visão, deveria traduzir-se em buscar a EXCELÊNCIA no ATENDIMENTO AO CLIENTE: o CONCURSEIRO, CIDADÃO, ELEITOR, CONTRIBUINTE, POVO, enfim, aquele que é o SENHOR, PATRÃO, CHEFE, VERDADEIRO MANTENEDOR, RAZÃO PRECÍPUA de toda estrutura do estado (e não o inverso, por favor…).
Faço essa introdução porque, depois de anos e anos como concurseiro, não consigo deixar de criticar uma verdadeira avalanche de FALTA DE SENSIBILIDADE E FOCO NO PRINCIPAL ATOR dos processos públicos de seleção, que é O CONCURSEIRO! Não deveria ser o lucro com as inscrições! Não deveria ser a falta de transparência; a má vontade de esclarecer dúvidas editalícias! A falta de disponibilização dos cadernos de provas, gabaritos, estatísticas e outros documentos (ALÔ MP!: vide LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO).
Gozado, a impressão que se tem é que tudo deve ser dificultado, de propósito, sabe-se lá por quais motivos, escusos ou não, como se o CLIENTE, POVO, CONTRIBUINTE, o CONCURSEIRO, fosse um ente inidôneo, marginal, SEM CARA! E não merecesse qualquer deferência mínima de cordialidade, urbanidade, atenção e VERDADEIRO FOCO DE TODO PROCESSO…
- O QUE EXISTE, HOJE, É UMA VERDADEIRA INVERSÃO DE VALORES!
O Cidadão é a razão do estado e este deve servir aquele; O estado não é a razão do Cidadão, muito menos este deve saciar aquele!
Portanto, oferecer serviços de excelência, com foco no CONCURSEIRO, deveria ser a MISSÃO de toda instituição e respectiva banca em todos os concursos públicos, de todas as esferas, poderes e níveis por esse Brasil!


Obrigado por ter lido esse artigo (opinião) até o final, fique em paz, VIDA LONGA e FELIZ e…
BONS ESTUDOS e RUMO À APROVAÇÃO!
Cláudio Macedo
(o Cedo, de Cedobitsnet Concursos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário