domingo, 7 de abril de 2013

Em visita ao Grajaú, Toninho verifica problemas em UBSs e escolas públicas


DO SÍTIO DO TONINHO:

No dia 28 de março, o vereador Toninho Vespoli esteve no bairro do Grajaú, zona sul da cidade, junto com lideranças populares do bairro, para verificar problemas no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Parque Residencial Cocaia e Gaivotas.

Entre os principais problemas verificados estava a demora no tempo de espera para atendimento, principalmente na primeira UBS. Pelo fato de ambas as unidades serem administradas por Organizações Sociais, que são entidades privadas, foi possível notar a resistência dos funcionários em fazer denúncias por medo de perderem seus empregos.

De acordo com a gerente da UBS Parque Residencial Cocaia, a unidade abriga atualmente 12 equipes de saúde, sendo que cinco delas aguardam a construção de uma nova unidade na região. Ou seja, a estrutura e o espaço físico do local não comportam o atendimento que vem realizando. Cada equipe de saúde atende, em média, 1200 famílias.

Segundo a população que vive na área, uma solução viável seria a construção de um edifício maior em um terreno, já declarado como de utilidade pública, no bairro Cantinho do Céu. Toninho Vespoli visitou o terreno e conversou com o filho do proprietário, que disse apenas estar no aguardo de andamento da burocracia da prefeitura de São Paulo para conclusão da venda da área. O mandato assumiu o compromisso de verificar a situação para agilizar o andamento do processo.

Educação
Ainda na região, Toninho Vespoli dirigiu-se até a Escola Estadual João da Silva para acompanhamento da reunião com equipe da Diretoria de Ensino – Região Sul 3. Na ocasião, profissionais da escola, representantes do Conselho Tutelar e a comunidade escolar relataram a situação precária da infraestrutura do prédio escolar.

“Constatamos que o edifício possui paredes, teto e pisos de madeira e alumínio, as chamadas escolas de lata. Também apresenta rachaduras nas colunas, muros, pisos e paredes. O chão do estacionamento está cedendo. Segundo a comunidade e os professores, a escola está construída sobre uma mina d´água, o que gera essas alterações estruturais”, contou Toninho.

Mesmo com o Dirigente Regional de Ensino Samuel Alves dos Santos declarando que a Secretaria de Educação possui laudo técnico afirmando que “a escola necessita de reforma, mas não há risco de cair”, é visível a preocupação de todos com a possibilidade de uma iminente tragédia.

A escola, que atende cerca de 700 crianças do 1º a 4º ano do Ensino Fundamental, sofre com essa situação há mais um ano. Desde abril do ano passado os profissionais relatam que vivem sob tensão. “Quando chove, pedimos às crianças que guardem todo o material, imaginando que possamos ter de sair correndo a qualquer minuto”, diz uma professora.

De acordo com o que foi dito na reunião, a Secretaria de Educação sugeriu transferir os alunos para duas escolas: EE Savério Fittipaldi e EE Jardim Noronha. Mas a proposta preocupa os professores por causa da proposta pedagógica e da continuidade do trabalho, e a comunidade, em função da distância das duas unidades.

Buscando intermediar a situação, Toninho Vespoli sugeriu que se criasse uma comissão com alguns professores, representantes das famílias e pessoas da Secretaria para que todas as propostas fossem consideradas e tivessem sua viabilidade seriamente avaliada. Assim, formou-se a comissão e uma nova reunião será marcada para definir os rumos da escola.

Para o mandato do vereador Toninho Vespoli, é de total responsabilidade do Estado a segurança das pessoas que estão na escola. É fundamental que uma atitude seja tomada rapidamente e com o menor impacto na vida das crianças, das famílias e dos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário