quarta-feira, 15 de maio de 2013

UFABC: Curso prepara alunos surdos para o Enem




Um curso de preparação de alunos surdos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está em andamento na UFABC. Idealizado em um projeto de extensão dos professores Maria Izabel dos Santos Garcia e Daniel Pansarelli, o programa tem 520 horas e se estenderá até outubro, com aulas ministradas no Câmpus Santo André. Discentes de licenciatura das áreas/disciplinas que constituem o Enem integram essa iniciativa como instrutores na condição de bolsistas ou voluntários, com aulas intermediadas pelo Tradutor Libras/Português (Nível Superior). No caso de português, redação, história do Brasil e atualidades, as aulas são conduzidas por quatro professores surdos, o que dispensa o uso do Tradutor.
Os objetivos principais desse projeto são: promover o acesso do surdo ao ensino superior por meio da preparação/reforço teórico; envolver os graduandos em licenciatura na reflexão e prática pedagógica para alunos surdos e minimizar desigualdades sociais. O desenvolvimento dos conteúdos para o curso leva em conta a participação ativa dos alunos, pois propicia oportunidades para discussões e debates, garantindo o aprendizado dos mesmos. O desempenho dos alunos considerará a frequência, a pontualidade, a participação e o compromisso na realização das atividades propostas, como exercícios e simulados.

Assessoria de Comunicação e Imprensa
8/5/2013

FONTE: http://www.ufabc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7719:curso-prepara-alunos-surdos-para-o-enem&catid=731:noticias&Itemid=183

Nenhum comentário:

Postar um comentário