terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

DP IV: PLANO ENSINO


  • Disciplina: DIREITO PENAL IV
  • Turma: DIREITO PENAL IV (CCJ0034/1169710) 3001
  • Você está aqui:
  • Disciplinas
  • »
  • Outras Disciplinas
  • »
  • Plano de Ensino
  • Conheça todos os tópicos e temas abordados nesta disciplina.
    Clique sobre o nome do tópico (em azul) para abrir o conteúdo correspondente.
  • imprimir imprimir
Título
DIREITO PENAL IV
Código da disciplina SIA
CCJ0034
Número de semanas de aula
16
Contextualização
A disciplina Direito Penal IV tem por objeto de estudo os crimes contra a Administração Pública e a introdução ao estudo da Legislação Penal Especial. Será objeto de estudo e discussão a expansão do Direito Penal e consectário surgimento de novas formas de criminalidade, de novos ramos do Direito Penal e, conseqüentemente, de novas formas de controle social introduzidas pelo processo de desenvolvimento sócio-político, econômico e de globalização da sociedade. Com base na premissa de que é essencial o debate a partir dos suportes teóricos pedagógicos apresentados pelo docente e seu confronto com suas experiências profissionais, bem como com os temas objeto de maior controvérsia no atual contexto social serão selecionadas, ao longo da disciplina, as principais figuras típicas afetas aos citados crimes em espécie. Para tanto serão estudados critérios de descrição das condutas típicas, fixação de pena em abstrato, em concreto e consequente adoção de medidas de política criminal pelo Sistema de Justiça Criminal Brasileira para fins de controle social-penal.
Desta forma, conclui-se que a disciplina Direito Penal IV visa o fomento do raciocínio crítico-jurídico acerca da Parte Geral do Direito Penal, das Teorias da Sanção Penal e seus reflexos no estudo dos crimes em espécie para, em consonância com os objetivos do Curso, sempre sob o foco de sua constitucionalidade de modo a possibilitar ao estudante o desenvolvimento de competências e habilidades que o capacitem, graças à criação de uma rede de sentidos, a compreender o fenômeno jurídico como um todo para fins de atuação acadêmica e profissional.
Ementa
Crimes contra a Administração Pública. Legislação Penal Especial: Lei de Crimes Hediondos e equiparados (Lei n.8072/1990) Lei de Tortura (Lei n.9455/1997). Lei de Drogas. Lei n. 11.343/2006. Lei de Abuso de Autoridade (Lei n. 4898/65). Código de Trânsito Brasileiro (Lei n. 9503/1997). Estatuto do Desarmamento (Lei n.10826/2003). Lei Maria da Maria da Penha - Crimes de violência doméstica contra a mulher (Lei n.11340/2006).
Objetivos gerais
? Reconhecer a relevância do estudo integrado entre as Teorias do Delito, da Sanção Penal e os crimes em espécie, previstos na Parte Especial do Código Penal e na Legislação Penal Especial e sua necessária subsunção aos princípios constitucionais.
? Desenvolver o raciocínio crítico-jurídico acerca dos Crimes contra a Administração Pública.
? Fomentar a leitura, o estudo e a análise crítica acerca dos Crimes contra a Administração Pública.
? Identificar os critérios de seleção dos bens jurídico-penais a serem tutelados pela Legislação Penal Especial e as medidas de política criminal adotadas pelo Sistema de Justiça Criminal Brasileira para fins de controle social-penal.
Objetivos específicos
? Reconhecer a necessária subsunção das normas penais aos preceitos constitucionais para fins de promoção de um sistema penal pautado na dignidade da pessoa humana.
? Aplicar os institutos previstos na Parte Geral do Código Penal aos crimes contra a Administração Pública e aos crimes previstos na Legislação Penal Especial selecionada.
? Avaliar a incidência e consectários dos conflitos de Direito Intertemporal nos crimes contra a Administração Pública e na Legislação Penal Especial.
Conteúdos
UNIDADE I.Crimes contra a Administração Pública.
1.Considerações gerais: Bem jurídico tutelado. Elementos do tipo: objetivos, subjetivos e normativos. Sujeitos do delito. Classificação do delito. Consumação e tentativa. Figuras típicas. Figuras típicas majoradas e qualificadas. Questões controvertidas- entendimento dos Tribunais Superiores. Crimes praticados por Funcionário Público Conceito de funcionário público para efeitos penais. Peculato. Concussão. Excesso de exação. Corrupção passiva. Facilitação de contrabando ou descaminho. Prevaricação. Condescendência criminosa. Advocacia administrativa. Abandono de função. Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado. Violação de sigilo funcional. Crimes praticados por particular contra a Administração Pública. Usurpação de função pública. Distinção com o estelionato. Resistência. Semelhanças e dessemelhanças com o desacato e a desobediência. Concurso de crimes. Resistência, desobediência e desacato; resistência e lesão corporal; resistência após a consumação do furto. Desobediência. Desacato. Tráfico de influência. Corrupção ativa. Contrabando ou descaminho. Impedimento, perturbação ou fraude de concorrência. Fraude processual. Favorecimento pessoal e real. Exploração de prestígio. Desobediência a decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito.
UNIDADE II. Legislação Penal Especial.
1.Lei de Crimes Hediondos e equiparados- Lei n. 8072/1990
1.1.Critérios de tipificação, controle de constitucionalidade e alterações legislativas.
1.2. Conflito de Direito Intertemporal.
1.3. Considerações gerais: Bem jurídico tutelado. Elementos do tipo: objetivos, subjetivos e normativos. Sujeitos do delito. Classificação do delito. Consumação e tentativa. Figuras típicas. Figuras típicas majoradas e qualificadas. Questões controvertidas- entendimento dos Tribunais Superiores.
1.4. Figuras Típicas:
1.4.1.Homicídio
1.4.2. Latrocínio
1.4.3 Extorsão qualificada
1.4.4. Extorsão mediante seqüestro
1.4.5 Demais figuras típicas e equiparadas- critérios de tipificação.
2. Lei de Drogas. Lei n. 11.343/2006.
2.1. Considerações gerais: Bem jurídico tutelado. Política Criminal de Drogas. Elementos do tipo: objetivos, subjetivos e normativos. Sujeitos do delito. Classificação do delito. Consumação e tentativa. Figuras típicas. Figuras típicas majoradas e qualificadas. Questões controvertidas -entendimento dos Tribunais Superiores.
2.2. Do uso indevido de Drogas
2.2.1Posse de Droga para consumo pessoal.
2.2.2. O plantio para uso próprio.
2.2.3. Cessão gratuita a pessoa de seu relacionamento.
2.3. Tráfico de Drogas.
2.3.1. Figuras Típicas e equiparadas.
2.3.2. Associação para o tráfico e a Lei n. 8072/1990.
2.3.3. Financiar ou custear a pratica de qualquer dos crimes previstos nos artigo 33, caput e §1º, e 34 da Lei.
2.3.4. A figura do Informante.
3. Lei de Tortura: Lei n. 9455/97.
3.1. Considerações gerais: Bem jurídico-penal tutelado. Art. 5°, III e XLIX, XLIII da Constituição de 1988. A Lei n. 9455/1997 e o art. 4°, da Convenção das Nações Unidas contra a Tortura – controle de constitucionalidade e alterações legislativas.
3.2. Conceito de Tortura. Elementos do tipo: objetivos, subjetivos e normativos. Sujeitos do delito. Classificação do delito. Consumação e tentativa. Figuras típicas. Figuras típicas majoradas e qualificadas. Questões controvertidas - entendimento dos Tribunais Superiores.
3.2.Crimes em espécie.
3.3 Figuras majoradas e qualificadas
3.4. Progressão de Regimes. Causas de aumento de pena.
3.5. Competência para processo e julgamento.
4. Lei de Abuso de Autoridade. Lei n. 4898/65.
4.1Considerações gerais: Bem jurídico-penal tutelado. Elementos do tipo: objetivos, subjetivos e normativos. Sujeitos do delito. Classificação do delito. Consumação e tentativa. Figuras típicas. Figuras típicas majoradas e qualificadas. Questões controvertidas - entendimento dos Tribunais Superiores.
4.2.Direito de representação.
4.3. Crimes de Abuso de Autoridade
4.4. O Crime de Abuso de Autoridade praticado por militar - competência para processo e julgamento.
5. Código de Trânsito Brasileiro - Lei n. 9503/1997
5.1. Crimes de Trânsito. Considerações gerais: Crimes de perigo e crimes de dano. Objetividade jurídica: imediata e mediata. Elementos do tipo: objetivos, subjetivos e normativos. Sujeitos do delito. Classificação do delito. Consumação e tentativa. Figuras típicas. Figuras típicas majoradas e qualificadas. Questões controvertidas - entendimento dos Tribunais Superiores.
5.2. Crimes em Espécie:
5.2.1. Homicídio Culposo.
5.2.2. Lesão Corporal Culposa.
5.2.3. Participação em competição não autorizada.
5.2.4.. O delito de Embriaguez ao Volante.
6. Lei n.10826/2003 - Estatuto do Desarmamento.
6.1. Sistema Nacional de Armas.
6.2. Considerações Gerais: Objetividade jurídica: imediata e mediata. Crimes de perigo. . Elementos do tipo: objetivos, subjetivos e normativos. Sujeitos do delito. Classificação do delito. Consumação e tentativa. Figuras típicas. Figuras típicas majoradas e qualificadas. Questões controvertidas - entendimento dos Tribunais Superiores. A ADI n.3112/DF.
6.3. Crimes em espécie.
6.3.1. Posse Irregular de Arma de Fogo de uso permitido.
6.3.2. Omissão de Cautela
6.3.3. Porte Ilegal de Arma de Fogo de uso permitido.
6.3.4. Disparo de Arma de Fogo.
6.3.5.Posse ou Porte Ilegal de Arma de Fogo de uso restrito.
6.3.6. Comércio Ilegal de Arma de Fogo.
6.3.7. Tráfico Internacional de Arma de Fogo.
7. Lei n.11340/2006. Crimes de violência doméstica contra a mulher.
7.1. Considerações Gerais: Política criminal e violência de gênero. Distinção entre Violência de Gênero e Violência Doméstica.
7.2. Competência para processo e julgamento.
7.3. A ação penal.
7.4. As medidas protetivas de urgência à ofendida e as medidas que obrigam o agressor.
Indicação do material didático
? ANDREUCCI, Ricardo Antonio. Legislação Penal Especial. 6.ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 9788502089716 .
Capítulo VI. Código de Trânsito Brasileiro – 19 pgs.
? CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. 5.ed. v.4. São Paulo: Saraiva, 2010 v.4. ISBN 9788502086272.
Capítulo III.Crimes Hediondos – 74 pgs.

? NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. Parte Geral. Parte Especial. 6.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010. ISBN 978-85-203-3567-3.
Título XI. Capítulo I. Dos crimes praticados por funcionário público contra Administração Pública em geral. Pp. 987 a 1021; 34 pgs.
Título XI. Capítulo II. Dos crimes praticados por particular contra Administração Pública em geral. Pp. 1022 a 1043; 21 pgs.
Mapa conceitual
Veja arquivo em anexo
Procedimentos de avaliação
No Curso de Direito, a avaliação se dá de forma continuada. Isto é, antes de cada aula o estudante deverá solucionar os casos concretos que se encontram na webaula da disciplina e postar suas respostas no ambiente on line.
Após a revisão e autocorreção, o estudante deverá refazer a análise do caso concreto, no ambiente webaula, acrescentando citações doutrinárias e jurisprudenciais. O conjunto dos trabalhos práticos realizados ao longo do período valerão até 2,0 (dois) pontos na AV1, AV2 e AV3.
As AV1, AV2 E AV3 serão realizadas através de provas escritas, valendo, no mínimo, até 8,0 (oito) pontos, contendo questões objetivas e discursivas, sendo, ao menos uma das questões, um caso concreto para análise e resolução.
A soma de todas as atividades ( provas escritas e resolução dos casos aula a aula) comporão o grau final de cada avaliação, não podendo ultrapassar o grau máximo de 10 (dez), sendo permitido atribuir valor decimal às avaliações.
A AV1 contemplará o conteúdo da disciplina até a sua realização, incluindo o das atividades estruturadas, nas disciplinas que as contenham.
As AV2 e AV3 abrangerão todo o conteúdo da disciplina, incluindo o das atividades estruturadas.
Para aprovação na disciplina o aluno deverá:
1. Atingir resultado igual ou superior a 6,0, calculado a partir da média aritmética entre os graus das avaliações, sendo consideradas apenas as duas maiores notas obtidas dentre as três etapas de avaliação (AV1, AV2 e AV3). A média aritmética obtida será o grau final do aluno na disciplina.
2. Obter grau igual ou superior a 4,0 em, pelo menos, duas das três avaliações.
3. Frequentar, no mínimo, 75% das aulas ministradas.
Bibliografia básica
? ANDREUCCI, Ricardo Antonio. Legislação Penal Especial. 6.ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 9788502089716
? CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal. 5.ed. v.4. São Paulo: Saraiva, 2010 v.4. ISBN 9788502086272.

? NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal. Parte Geral. Parte Especial. 6.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010. ISBN 978-85-203-3567-3.
legenda de ícones:
Tópico concluído - Concluído Tópico parcialmente concluído - Parcialmente concluído - Marcado - Pontuável Você foi aprovado nesta Atividade Estruturada - Aprovado Você não foi aprovado nesta Atividade Estruturada - Reprovado

Nenhum comentário:

Postar um comentário